• Entrar
  • Cadastrar
Diferenças entre o repolho roxo e repolho branco: veja quais são e aprenda receitas deliciosas com esse vegetal

Aprenda a diferença entre repolho roxo e repolho branco e escolha o seu favorito!

Entenda a diferença entre o repolho roxo e o repolho verde e ainda aprenda receitas com eles!

Existem dois tipos de repolho mais consumidos que são o repolho roxo e o repolho branco, esse último também conhecido como repolho verde. Por terem cores distintas, muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre o repolho roxo e o repolho branco, e é sobre isso que o TudoGostoso vai falar hoje! Além de explicar isso, vamos ensinar a melhor forma de armazenar repolho e ainda mostrar receitas deliciosas com esse ingrediente. Confira a seguir!

Veja as diferenças entre o repolho roxo e repolho branco!

A principal diferença entre o repolho roxo e o repolho branco é a cor. Calma, caro leitor, nada de achar que era óbvio, viu? Nós vamos explicar: a cor roxa do repolho não interfere apenas no aspecto visual do vegetal mas também nos nutrientes presentes nele. Isso acontece por causa da antocianina, a substância presente no repolho roxo que confere essa cor a ela e que não está presente no repolho branco.

A antocianina é um pigmento natural sendo, claro, um corante natural que pode ser usado em muitas receitas para dar um tom arroxeado, como em risotos. Ela é também um antioxidante natural, ajudando na eliminação de radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele e doenças cardiovasculares. Portanto, pode ser que você veja por aí alguém dizendo que o repolho roxo é mais nutritivo, mas isso não é verdade!

O repolho branco também possui suas vantagens e a principal é o alto teor de vitamina A, essencial para a saúde ocular, além de garantir mais vitalidade para os cabelos e unhas do nosso corpo. Outro detalhe importante é que a vitamina A também possui ação antioxidante no organismo, então ela ajuda a suprir a falta das ações da antocianina.

Tanto o repolho roxo quanto o repolho branco possuem calorias parecidas, sendo 20 kcal e 22 kcal respectivamente para uma porção de 100 g. Ou seja, é um alimento com baixo teor calórico e alto teor nutritivo, excelente para adicionar a sua alimentação. A diferença entre os dois tipos de repolho no sabor é pouca, sendo o roxo um pouco mais doce e menos amargo.

Qual a melhor forma de armazenar repolho em casa?

Diferente de outros vegetais folhosos como alface, o repolho dura bastante tempo na geladeira, sendo a melhor opção para quem mora sozinho. Além disso, é possível encontrá-lo sendo vendido em porções menores, o que já ajuda a evitar o desperdício.

Depois que tiver comprado o repolho, o ideal é guardá-lo ainda inteiro na geladeira enrolado em plástico-filme ou em algum saquinho, de forma a remover todo o ar antes de fechar. Seguindo essas dicas, seu repolho vai durar bastante e você sempre terá um ingredientes fresquinho e gostoso em casa.

Receitas com repolho que são de dar água na boca!

Charuto de repolho
Repolho ao forno
Repolho refogado
Salada de repolho com maionese
Salada de repolho e abacaxi
Souflé de repolho fácil e delicioso
Repolho chinês
Repolho recheado light

Temas relacionados