• Entrar
  • Cadastrar
Fuja desses 9 itens nas lojas de comida saudável, alerta nutricionista

Nutricionista lista nove itens que parecem saudáveis, mas são repletos de 'inimigos' da saúde. Confira:

Estes 9 itens parecem saudáveis, mas não são indicados por nutricionista (Foto: Shutterstock)

Quando se começa uma dieta ou se busca ter uma alimentação mais equilibrada, alguns alimentos podem parecer aliados, mas na verdade, mais atrapalham do que ajudam. Neles, o açúcar, as gorduras e os aditivos aparecem “escondidos” por trás de rótulos de “saudável”.

Pensando nisso, a nutricionista Shiza Khan selecionou nove itens que costumam ser vendidos em lojas de comida saudável, mas devem passar longe de sua sacola.

1. Alimentos processados

Adicionar sal, açúcar, gorduras e conservantes em frutas, legumes e carnes é uma forma de preservá-los por mais tempo do que durariam naturalmente. E muitas vezes eles são vendidos em lojas de produtos naturais como se fossem saudáveis.

"Embora os alimentos minimamente processados sejam, em geral, seguros, pois geralmente são apenas frutas e legumes descascados ou cortados, embalados para maior conveniência, os alimentos processados e ultraprocessados podem conter aditivos como conservantes, emulsificantes, reguladores de acidez, realçadores de sabor e aromas artificiais”, explicou a expert em nutrição ao “eMediHealth”.

2. Frios

Quem nunca se perguntou se peito ou blanquet de peru são opções mais saudáveis do que mortadela ou presunto? De acordo com Khan, o melhor a fazer é evitar todos os tipos de frio, até mesmo aqueles vendidos menos prejudiciais.

“Carnes processadas estão associadas a uma taxa maior de doenças cardíacas (cerca de 30% maior) e a um risco maior de desenvolver câncer. Isso pode ser atribuído à alta quantidade de sódio nesses tipos de carnes”, apontou a nutricionista.

3. Alimentos enlatados

Alimentos enlatados, como carnes, frutas e vegetais conservados em xaropes de açúcar ou conservas de sal, correm o risco de serem contaminados com bisfenol A (BPA), um componente sintético que pode interferir nas funções endócrinas do corpo.

“O BPA é encontrado com frequência no plástico e no revestimento interno de esmalte dos alimentos enlatados. O BPA pode se infiltrar facilmente nos alimentos e causar contaminação, infertilidade masculina e feminina, câncer de mama, próstata e síndrome do ovário policístico”, afirmou Khan.

4. Cereais matinais

A príncipio, cereais matinais podem parecer uma opção saudável de café da manhã para pessoas com agendas lotadas e crianças em idade escolar.

“No entanto, nem todos esses cereais matinais são feitos com grãos integrais, e muitos deles costumam ser ricos em açúcar e outros aditivos. Pesquisas demonstraram que a maioria dos cereais voltados para crianças contém grandes quantidades de sódio, açúcar e gordura, além de conter muito pouco valor nutritivo”, indicou a nutricionista.

5. Barras com granola

Barrinha de cereal é saudável? Nem todas! Esse lanche foi rotulado como uma opção de lanche fitness, mas a maioria tem alto teor de açúcar e nem todas são ricas em fibras. “Portanto, é necessário escolher esses tipos de produtos com sabedoria”, aconselhou.

6. Molhos para salada

Os molhos para salada geralmente contêm uma grande quantidade de açúcar e sódio adicionados, além de conservantes e outros aditivos.

“O consumo diário de grandes quantidades de sódio é indicado para o desenvolvimento e o agravamento de doenças cardíacas. É sempre melhor usar molhos de salada caseiros com ingredientes de qualidade e com moderação”, orientou a especialista.

7. Iogurtes aromatizados

Iogurte com sabor de frutas vermelhas, chocolate, doce de leite e limão são algumas das opções populares em mercados e lojas de itens saudáveis. No entanto, eles geralmente vêm com grandes quantidades de açúcar adicionado.

"O excesso de açúcar adicionado na dieta está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes tipo 2, resistência à insulina, doenças cardíacas e desequilíbrio do colesterol no corpo”, listou a nutricionista. Nesse caso, a melhor opção é o iogurte natural: para dar um sabor extra, adicione frutas frescas a ele.

8. Sucos de frutas industrializados

Embora o consumo de suco de frutas frescas esteja associado a uma melhora na saúde, as versões industrializadas geralmente são feitas com pouca fruta e grandes quantidades de açúcar e aditivos, inclusive corantes alimentícios.

9. Refrigerantes

Algumas bebidas parecem águas saborizadas, mas são refrigerantes, ricos em açúcar. “Eles também podem piorar a saúde bucal e contribuir para o desenvolvimento da obesidade”, contou. Em caso de dúvida, leia sempre o rótulo!

Para acompanhar mais conteúdos de alimentação saudável, não perca mais outros artigos do TudoGostoso.

Veja mais:

- Quiche vegana de espinafre: receita de nutricionista é simples e muito fácil de fazer!

- Qual melhor para saúde: maçã ou banana? Veja opinião de nutricionista.

Temas relacionados