• Entrar
  • Cadastrar
9 hábitos diários SIMPLES (que você faz em menos de 10 minutos!) e vão te ajudar muito a EMAGRECER

Para emagrecer, diferentes hábitos podem ser aliados: e não se trata de práticas complexas ou difíceis, mas sim de novas rotinas rápidas e simples; veja a seguir 9 delas!

Com esses nove hábitos, você terá uma rotina muito mais saudável (Foto: Shutterstock)

Muitas vezes, a perda de peso é vista como algo complexo e difícil. Entretanto, ao juntar hábitos simples, rápidos e consistentes, você pode produzir resultados significativos.

São ajustes que vão da nutrição a exercícios possíveis até mesmo às rotinas mais ocupadas: não é preciso muitas horas de dedicação para fazer um progresso significativo ao emagrecer. O personal trainer Kyrie Furr apontou nove deles para o “Eat This or That”. Veja a seguir!

1 - Beba um copo de água antes de cada refeição

Estudos da Sociedade Coreana de Nutrição Clínica apontam que simplesmente ingerir um copo de água antes de cada refeição aumenta a hidratação e também a sensação de saciedade, ajudando a prevenir excessos no prato. Além disso, esse hábito fácil estimula o metabolismo.

2 - Escolha a escada

Quando tiver que escolher entre elevador, escada rolante e subir escadas, escolha a última. É um hábito sutil, mas uma maneira rápida e eficaz de elevar a frequência cardíaca e ativar os músculos. Essa pequena mudança contribui para o aumento da atividade diária e, ao longo do tempo, pode impactar significativamente a sua condição física geral e na jornada de emagrecimento.

“Subir escadas é um exercício cardiovascular fantástico que envolve vários grupos musculares e queima calorias. Alguns minutos subindo escadas diariamente podem fortalecer os músculos, melhorar a resistência e ajudar na perda de peso”, disse o personal.

3 - Pratique o controle das porções

Fique atento ao tamanho das porções que você coloca em cada prato: esse hábito permite que você saboreie suas refeições, desfrute de uma variedade de alimentos e mantenha um melhor controle do peso sem a necessidade de dietas restritivas.

“Use pratos, tigelas e talheres menores para enganar visualmente seu cérebro, fazendo-o pensar que você está consumindo mais”, sugere o especialista.

4 - Alongue-se

O alongamento pode ajudar nos seus esforços para perder peso, melhorando a flexibilidade, reduzindo a tensão muscular e aprimorando a circulação. Um estudo de 2020 publicado na revista especializada Frontiers in Physiology descobriu que uma rotina regular de alongamento pode ajudar a reduzir a obesidade abdominal.

5 - Escolha lanches mais saudáveis

Dispense lanches com açúcar e alimentos processados e opte por alimentos integrais ricos em nutrientes, como frutas frescas, vegetais ou um punhado de nozes. “Esses lanches têm poucas calorias e fornecem nutrientes essenciais, mantendo você saciado por mais tempo e evitando ganho de peso desnecessário”, apontou Furr.

6 - Faça pausas ativas ao longo do dia

Uma caminhada rápida de poucos metros, alongamento ou até mesmo uma série de agachamentos ou flexões: incluir rápidas atividades nas quais você movimenta o corpo pode melhorar o metabolismo e prevenir hábitos sedentários.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Physiology, praticar regularmente dois minutos de atividades rápidas pode aumentar a síntese de proteína muscular (MPS), o processo de construção de novos músculos do corpo, para ajudar a apoiar o controle de peso saudável.

Ficar sentado por longos períodos pode levar ao ganho de peso e impactar negativamente a saúde geral. Incorpore pausas curtas e ativas ao longo do dia para movimentar o corpo. Você pode alongar-se, caminhar pelo escritório ou realizar exercícios rápidos”, sugeriu o personal.

7 - Pratique o mindful eating

Desconectar-se de telas, como TV e celular, e prestar atenção no prato pode te levar a ter uma relação mais saudável com a comida. Ao saborear cada garfada e minimizar as distrações enquanto come, você não só aumenta a sensação de prazer das refeições, como evita comer demais e estimula uma conexão consciente entre o corpo e os alimentos.

“Comer atentamente envolve prestar atenção ao sabor, textura e sensações da comida, permitindo que você aproveite e aprecie cada mordida plenamente. Ao comer devagar e com atenção, você pode evitar excessos e fazer escolhas alimentares mais saudáveis”, apontou Furr.

8 - Faça uma caminhada rápida após as refeições

De acordo com uma pesquisa da Sports Medicine, fazer uma caminhada rápida após as refeições, mesmo que por apenas 10 minutos ou menos, pode aumentar a queima de calorias, ajudar na digestão e acelerar o metabolismo.

“Em vez de sentar-se imediatamente ou voltar ao trabalho após uma refeição, faça uma caminhada rápida de 10 minutos. Essa estratégia ajuda na digestão, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda a queimar calorias”, acrescentou o expert.

9 - Pratique técnicas de redução de estresse

Incorporar técnicas como respiração profunda ou meditação em sua rotina diária pode ajudar a criar um ambiente propício para uma perda de peso sustentável.

“O estresse pode sabotar os esforços para perder peso, desencadeando a alimentação emocional e aumentando os níveis de cortisol, hormônio conhecido por promover o armazenamento de gordura”, explicou o personal trainer.

Você já tem algum desses pequenos hábitos no seu dia a dia? Em caso negativo, qual gostaria de aderir?

Veja mais:

- Para emagrecer sem crise: 3 atitudes que estão sabotando sua dieta e você nem imagina;

- Suco detox: como combinar ingredientes para uma bebida vitaminada, com poucas calorias e muito saborosa!

Temas relacionados