• Entrar
  • Cadastrar
Você jura que é fit, mas tá comendo errado: chega de alimento 'falso saudável' na dieta, veja lista e passe longe!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Cuidado ao incluir alguns alimentos ultraprocessados mascarados de opções saudáveis no seu cardápio. 

Você jura que é fit, mas tá comendo errado: chega de alimento 'falso saudável' na dieta, veja lista e passe longe!

Cheque os rótulos dos alimentos antes de levar para casa e evite cair em armadilhas dos ultraprocessados (Foto: Shutterstock).

Não se deixe enganar! Muitos alimentos disponíveis no mercado são oferecidos como opções saudáveis e nem sempre você percebe que está levando um alimento ultraprocessado para casa. Por este motivo, é tão importante aprender a fazer a leitura dos rótulos dos produtos.

Muitas pessoas identificam os alimentos ultraprocessados como os itens que costumam entrar em listas como macarrão instantâneo, refrigerantes, nuggets e mais opções perigosas até para acelerar o envelhecimento da pele.

Infelizmente a lista é muito longa e fica impossível destacar todos os componentes presentes nos ingredientes que são inimigos da saúde. Mas essa é uma boa oportunidade para reavaliar o que tem entrado na sua dieta e como é possível fazer substituições mais saudáveis. Confira!

O que são alimentos ultraprocessados e os riscos à saúde

Muitos alimentos ultraprocessados já fazem parte da rotina alimentar e nem sempre dá para perceber que podem causar prejuízos à saúde. Alguns itens são tão óbvios, que muita gente já foge deles.

E quando eles aparecem mascarados de amigos de uma dieta saudável? Será que você tem caído em alguma armadilha?

O que são alimentos ultraprocessados:

Antes de falarmos sobre os produtos disfarçados de amigos da dieta é importante lembrar que os alimentos ultraprocessados são os que passam por altos níveis de processamento durante a produção, sendo carregados de aditivos para modificar sabor, textura, cor e prazo de validade. Isso inclui sódio, açúcar, gorduras, corantes, conservantes e mais componentes prejudiciais à saúde.

Quais são os riscos dos alimentos ultraprocessados à saúde?

Já foi comprovado cientificamente que o excesso de alimentos ultraprocessados na dieta contribuem para o desenvolvimento de sérios problemas de saúde como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e ainda muitos tipos de câncer.

Dicas de como saber se os alimentos são ultraprocessados

A leitura do rótulo é fundamental para entender quando um alimento faz parte do grupo de ultraprocessados. Alguns termos, normalmente complicados até para ler, indicam o uso de conservantes.

Alguns exemplos são: carboximetilcelulose, açúcar invertido, maltodextrina, frutose, xarope de milho, concentrados de suco de frutas, óleos modificados e fontes proteicas, como glúten, caseína e proteína de soro de leite, além de emulsificantes, espessantes e antiespumantes.

Veja alguns produtos que parecem saudáveis, mas são ultraprocessados

Confira abaixo alguns alimentos que parecem saudáveis e costumam fazer parte da dieta, mas na verdade contêm ingredientes de alimentos ultraprocessados, sem que você perceba. No entanto, vale ressaltar que produtos industrializados não significa que sejam ultraprocessados.

  • Iogurtes grego e aromatizados

O iogurte grego costuma ser muito indicado pelos benefícios que oferece. Mas basta checar a lista de ingredientes para saber se é mesmo uma opção saudável. Se na composição houver aditivos químicos além do leite e do fermento lácteo, é bom evitar.

Alguns exemplos são amido modificado, maltodextrina, espessante carboximetilcelulose, estabilizantes goma xantana e goma guar, conservante sorbato de potássio, estabilizante gelatina, esqueça! Os aromatizados já indicam presença de corantes e mais aditivos, portanto, já sabe.

  • Iogurte natural

As opções de iogurtes feitos de leite e fermento lácteo podem ser consumidos sem culpa. As marcas costumam ter as mesmas fórmulas, mas sempre é importante ler os rótulos.

As versões sem açúcar são as melhores apostas porque produtos light, diet e zero calorias podem conter adoçantes sintéticos, ou seja, aditivos químicos.

  • Barras de cereal

As barrinhas de cereais em pacotes são uma promessa de saúde para o seu intestino, devido a presença de cereais, e de benefícios para a saúde. Mas não se engane. Esse tipo de produto tem muitos aditivos químicos e basta ler o rótulo para se certificar.

É possível preparar várias receitas de barrinhas de cereais caseiras e com uma proposta realmente saudável. Se ainda assim preferir comprar pronta, opte pelo que tenha menos de cinco ingredientes e no qual o açúcar não esteja entre os dois primeiros.

  • Pão de forma

Com relação aos tipos de pães de pacotes, as opções que contenham trigo, água, sal e fermento entre os ingredientes são considerados apenas alimentos processados.

Os produtos que apresentam emulsificantes ou corantes na composição, disponível nos rótulos, são classificados como alimentos ultraprocessados.

  • Saladas prontas

È surpreendente, mas você deve ficar em alerta com as saladas prontas. Isso porque muitas delas contêm frango cozido e molhos com alto teor de açúcar, aditivos e aromatizantes entre os ingredientes.

Não há dúvidas que a melhor opção é preparar uma salada caseira mais simples e com molhos de saladas com ingredientes mais saudáveis.

Veja mais!

Como fazer coalhada: receita fácil é perfeita para o café da manhã ou lanche saudável.

Overnight oats do TikTok: como fazer o iogurte com aveia para seu próximo café da manhã.

Temas relacionados