• Entrar
  • Cadastrar
É saudável comer arroz todos os dias? Uma nutricionista responde

O arroz pode ser parte da dieta diária sem causar prejuízos à saúde? Veja opinião de expert!

Descubra se o arroz pode estar presente na dieta de todo o dia (Foto: Shutterstock)

Quando não se tem uma ideia de receita, o arroz é um dos alimentos mais usados na cozinha. Além de ser rápido e fácil de preparar, esse cereal pode facilmente ser o principal ingrediente nos preparos, desde um mix de curry com lentilha até uma versão cremosa repleta de sabor… as combinações são infinitas. Mas será que é saudável consumi-lo diariamente?

De acordo com o nutricionista Raphaël Gruman, o arroz não deve ser considerado um vilão para a saúde: ele é "interessante, fácil de usar, fácil de temperar, não contém nenhum alergênico importante e, ao contrário do glúten, não causa inchaço quando consumido em excesso", ao contrário do macarrão, por exemplo.

Contudo, o expert revelou que a moderação deve ser a palavra-chave ao comer esse alimento. "Não, você não pode comê-lo todos os dias", fevelou ao Doctissimo. Embora não represente um grande risco à saúde comer arroz todos os dias, ao virar protagonista da alimentação diária, ele “inevitavelmente competiria com outros alimentos de que também precisamos e levaria a deficiências nutricionais", enfatiza o especialista.

Portanto, é possível comer, sim, arroz várias vezes por semana, mas ele deve ser substituído eventualmente por legumes, verduras, leguminosas e outros cereais.

Qual o melhor arroz para comer?

E se você também tem dúvidas sobre qual variedade escolher, o especialista recomenda optar pelo arroz "que contenha o máximo de fibras possível e não a versão refinada". Por isso, escolha variedades como arroz negro, arroz cateto, arroz vermelho e agulha.

Raphaël Gruman finaliza reforçando outro aspecto importante sobre o consumo desse alimento: "a maneira como o arroz é cozido também deve ser levada em conta”. “O arroz cozido demais terá um índice glicêmico mais alto. E seus benefícios à saúde serão menos óbvios. Para um arroz ainda mais saudável, escolha grãos que sejam um pouco mais firmes para comer", detalhou. Sabia desses diversos detalhes no consumo do arroz?

Veja mais:

- Essa é a forma certa de preparar arroz integral e a maioria faz errado! Saiba o segredo para cozinhar em 10 minutos;

- Como deixar o arroz branquinho e soltinho? Aprenda o truque secreto dos restaurantes.

Temas relacionados