• Entrar
  • Cadastrar
Afinal, banana prende ou solta o intestino? Nutricionista responde

Quais são os reais benefícios da banana para seu intestino? Será que a cor da casca e o tipo da fruta interferem? Vem descobrir:

Afinal, banana prende ou solta o intestino? Nutricionista responde

Descubra se banana prende ou solta o intestino, segundo nutricionista (Foto: Shutterstock)

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil - apesar de não ser genuinamente brasileira - e, por conta disso, muitos mitos foram criados em torno dessa fruta. Será que ela causa constipação? Ou será que a banana ajuda seu intestino a funcionar melhor?

"Depende do quanto você come, da quantidade de água que bebe e de como está o seu intestino também. As bananas são frutas ricas em carboidratos, fibra, potássio, manganês, complexo B, vitamina C, além de ser fonte de polifenóis e carotenóides", explica a nutricionista clínica funcional Talita Carneiro, mestre em nutrição pela UFRJ.

Existe algum tipo de banana que é mais vantajoso para a saúde intestinal?

Em todo o mundo, existem pelo menos 50 tipos de banana: alguns dos mais populares são banana prata, banana ouro, banana d’água, banana nanica, banana da terra e banana maçã.

"Cada tipo de banana tem sua composição particular, no entanto, a quantidade de fibras é semelhante entre elas. Então, de uma forma geral, é interessante variar os tipos de bananas, assim como a alimentação de uma forma geral para se obter diferentes tipos de nutrientes”, explica a especialista.

Nas bananas, a principal fibra é a pectina. “Trata-se de um tipo de fibra prebiótica que favorece o funcionamento intestinal por modular de forma benéfica a nossa microbiota, além de ser fonte de compostos bioativos que possuem função antioxidante”, adiciona Talita Carneiro (@nutritalitacarneiro)

Cor da casca da banana pode, sim, fazer diferença na saúde intestinal

E se o tipo de banana não interfere tanto em sua ação no intestino, o mesmo não se pode dizer do ponto de maturação delas: as bananas que ainda não estão maduras têm ação prebiótica diferenciada.

“As bananas verdes contêm mais amido resistente, que atua como prebiótico, alimentando as bactérias benéficas do intestino. Com o amadurecimento, esse amido resistente é convertido em açúcar simples”, explica Talita.

Os prebióticos presentes nas bananas, como o amido resistente e a pectina, fornecem alimento para as bactérias benéficas no intestino. “Isso ajuda a promover um microbiota intestinal mais saudável e pode reduzir o risco de doenças intestinais”, detalha.

E além da fruta em si, outros derivados da banana verde podem ser fundamentais para quem busca um intestino mais saudável. “O consumo de biomassa de banana e farinha de banana verde tem sido associado a benefícios no controle de glicose no sangue e colesterol. No entanto, tanto bananas verdes quanto maduras podem fornecer nutrientes e fibras importantes para promover a saúde intestinal”, afirma a nutricionista.

Finalmente, por serem boas fontes de carboidratos, as bananas devem ter seu consumo deve ser ajustado à necessidade calórica de cada pessoa. “Em caso de dúvidas, sempre busque um nutricionista para te auxiliar e orientar de modo personalizado”, destaca.

Agora que você já descobriu as vantagens da banana para seu sistema digestivo, é hora de ir ao mercado e aproveitar na prática esses benefícios. No TudoGostoso, você fica por dentro de mais conteúdos sobre essa fruta e mais destaques de alimentação saudável.

Veja mais:

- Chef badalada revela segredo da sua famosa receita de tartar de banana;

- Chá com parte inusitada da banana tem benefícios que você quer aproveitar muito!

Temas relacionados