• Entrar
  • Cadastrar
É verdade que a banana é uma fruta brasileira? TudoGostoso acaba com a dúvida de uma vez por todas!

Desfile de Carnaval da Mocidade Independente de Padre Miguel traz a dúvida sobre a banana ser uma fruta brasileira ou não, e o TudoGostoso responde!

Entenda se a banana é uma fruta brasileira ou não com o TudoGostoso (Créditos: Shutterstock)

Durante o desfile da Sapucaí, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, teve uma comissão de frente dedicada a destronar a banana como fruta símbolo nacional para coroar o caju. Com isso, uma dúvida surgiu sobre a origem da banana e se ela é ou não nativa do país. Hoje o TudoGostoso vai te contar tudo sobre essa fruta e ainda responder: é verdade que a banana é uma fruta brasileira? Vem com a gente!

É verdade que a banana é uma fruta brasileira?

Não, a banana não é uma fruta brasileira. Apesar da fruta ser altamente associada ao Brasil, ela não é nativa do país. Isso pode surpreender muitas pessoas, afinal, a banana é uma fruta bem comum por aqui, fazendo parte do café da manhã, lanche e até sobremesa da maioria dos brasileiros, e é encontrada em todos os estados com facilidade.

Qual é a origem da banana?

A banana é uma fruta originária do sudoeste da Ásia, onde é cultivada e consumida há mais de 4 mil anos! Por isso, é tão comum encontrar receitas asiáticas com banana, como é o caso do famoso leite de banana, popularizado nos k-dramas.

Tem banana nativa do Brasil?

Sim, existe espécie de banana nativa do Brasil! A banana é uma fruta que possui uma enorme variedade, e até mesmo aqui no país é possível encontrar vários tipos de bananas diferentes, como a banana-da-terra, a banana-prata, a banana-nanica, a banana d’água e muitas outras. Porém, a espécie de banana nativa do Brasil possui sementes e não é comercializada, por isso, é bem improvável que você conheça ou que já tenha consumido.

Qual é o país da banana?

É bem difícil precisar qual é o país de origem da banana, já que ela está presente em várias nações asiáticas. No entanto, atualmente, vale ressaltar que os países que mais produzem banana são a Índia (cerca de 16 mil toneladas), o Equador (cerca de 7 mil toneladas), o Brasil (cerca de 6 mil toneladas), a China e as Filipinas (cerca de 5 mil toneladas cada).

Por que a banana ficou conhecida como uma fruta brasileira?

O motivo para de a banana ter ficado conhecida como a fruta brasileira se deve a uma série de fatores:

  • Produção: o Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo, o que faz com que diversas outras nações associem a fruta ao país.
  • Exportação: por ser um grande produtor, é claro que uma grande parte dessa quantidade de bananas é utilizada para exportação. E o Brasil exporta uma boa variedade de bananas, o que só reforça a associação.
  • Consumo interno: além da exportação, o brasileiro consome muita banana. Como falamos anteriormente, ela está presente na casa de quase todos os brasileiros, fazendo parte de diversas receitas e refeições.
  • Variedade: por último, as diferentes espécies de banana encontraram no Brasil o clima perfeito, e ela é produzida do Norte ao Sul.

Quais são as frutas nativas do Brasil?

Existem muitas, muitas frutas nativas do Brasil. O nosso país possui uma flora muito rica, e por isso possuímos tantas frutas e temos acesso fácil a maioria delas. Algumas das frutas mais consumidas que são nativas do Brasil são o abacaxi, a goiaba e o maracujá. Porém, não pense que parou por aí! O açaí, o guaraná, o pequi, o caju, a jabuticaba, a pitanga e a guariroba são alguns dos demais exemplos.

É importante lembrar que algumas dessas frutas também podem ser nativas de outros países da América do Sul, como é o caso da Venezuela, que pega uma parte da Floresta Amazônica onde se encontra o guaraná.

Veja mais:

Acaba não, Carnaval! Veja como assistir ao Desfile das Campeãs no Rio de Janeiro

Temas relacionados