• Entrar
  • Cadastrar
Chá com parte inusitada da banana tem benefícios que você quer aproveitar muito!

A casca de banana é uma parte da fruta muito nutritiva, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Para aproveitar todos esses benefícios, nada melhor do que preparar um chá com o ingrediente. 

Tomar uma xícara de chá de casca de banana antes de dormir ajuda na qualidade do sono. (créditos: Shutterstock)

Você tem o costume de aproveitar a casca das frutas que come? Pois saiba que, na maioria das vezes, elas podem ser utilizadas de diversas maneiras, inclusive para o preparo de chás. Uma das melhores frutas para aproveitar a casca é a banana. Muita gente não sabe, mas essa parte é rica em nutrientes e antioxidantes que fortalecem a imunidade e atuam na prevenção do envelhecimento precoce e de várias doenças.

Os benefícios não param por aí. A casca de banana também contém melatonina, um hormônio associado ao ciclo do sono. Para aproveitar todas essas vantagens, uma xícara de chá por dia já é o suficiente.

Conheça os principais motivos para incluir o chá de casca de banana na sua rotina e veja como preparar a bebida.

Benefícios do chá de banana para a saúde

É fonte de nutrientes e antioxidantes

A casca de banana é uma poderosa fonte de nutrientes como potássio, magnésio e vitamina B6. Essa parte da fruta também contém compostos antioxidantes - até mais do que o conteúdo da polpa - que ajudam a combater os radicais livres, moléculas instáveis que contribuem para o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Rico em fibras

A casca de banana contém fibras, que auxiliam na saúde digestiva e regularizam o trânsito intestinal. Por isso, o seu chá costuma ser um bom aliado de quem tem problemas de prisão de ventre.

Melhora a qualidade do sono

A casca de banana contém melatonina, conhecida como “hormônio do sono”. A substância regula as funções biológicas para que o corpo consiga relaxar na hora de dormir. A banana também possui boas quantidades de triptofano, um tipo de aminoácido que age na produção de serotonina, hormônio que regula o nosso humor e o sono.

Fortalece o sistema imunológico

Os antioxidantes da casca da banana fortalecem o sistema imunológico e melhoram a capacidade do organismo de combater infecções. O ingrediente também possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem inflamações no corpo.

Reduz a pressão arterial

A concentração de potássio na casca da banana contribui para a redução da pressão arterial. Isso porque o nutriente regula a concentração de sódio no organismo e promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Como preparar chá de casca de banana

O preparo do chá de banana é tão simples quanto qualquer outro chá. Basta acrescentar as cascas em uma panela com água e aguardar alcançar a fervura. Por fim, basta coar a bebida e ela está pronta para o consumo.

Procure lavar bem as cascas antes de preparar o chá, principalmente se a fruta não for orgânica. Em alguns casos, o ingrediente pode apresentar resíduos de pesticidas e sujeiras.

Veja também:

10 benefícios dos chás: confira no TudoGostoso
Pra beber antes de dormir: receita é leve e não vai atrapalhar o seu sono com esse ingrediente especial

Temas relacionados