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Como comer arroz branco sem engordar? Médico ensina técnica surpreendente!

Arroz branco é vilão na dieta? Médico especializado em emagrecimento revela a verdade e conta se tem forma mais saudável de comer esse carboidrato. 

Dá para emagrecer comendo arroz branco? Médico explica em detalhes (Foto: Shutterstock)

Quem está em uma dieta de emagrecimento precisa trocar o arroz branco pelo arroz integral, obrigatoriamente? Também chamado de arroz polido, o primeiro é uma versão mais refinada do grão, sem casca e sem farelo e, por isso, acaba sendo considerado no senso comum uma pior opção para quem quer perder peso.

No entanto, o médico especialista em emagrecimento Renan Botelho explica que, em um comparativo sobre 100g dos dois tipos de arroz, o branco tem 128 calorias contra 124 do integral; nas proteínas a diferença entre eles é de 0,1g: o arroz branco traz 2,5g, enquanto o integral, 2,6g.

No comparativo dos carboidratos, são 28,1g (arroz branco) comparáveis a 25,8g (arroz integral), de acordo com dados da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, indicada pelo Conselho Federal de Nutrição.

“Na verdade, você pode consumir arroz branco, mas existe uma técnica para comer o arroz branco para não aumentar tanto sua insulina. Porque uma das desvantagens do arroz branco é o índice glicêmico dele, que pode gerar um pico de insulina no seu corpo”, explicou o profissional da saúde.

Entenda a forma correta de consumir arroz branco para não prejudicar seu emagrecimento

De acordo com o especialista, o que acompanha o arroz branco no prato é parte fundamental para que este alimento seja mais saudável. “Sempre que você consumir arroz branco, tem que estar junto com proteína - frango, peixe ou carne - e fibras - folhas, legumes, sementes…”, indicou.

Pesquisas recentes também sinalizam a importância de organizar por etapas o prato na hora de comer. É benéfico começar qualquer refeição pelas saladas, legumes, verduras e proteínas e, em seguida, finalizar com o consumo dos carboidratos no prato - como o arroz, o feijão e diferentes tipos de massa. Dessa forma, os níveis de insulina ficam mais regulados durante a alimentação.

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