• Entrar
  • Cadastrar
Arroz branco e suas polêmicas: afinal, podemos comer à vontade ou é preciso ter cuidado?

Estudos relacionam consumo de arroz branco com diversas doenças, mas será que é preciso retirar do cardápio mesmo?

Entenda como o arroz branco é feito, por que ele pode fazer mal e se você deve parar de comer. (Créditos: Shutterstock)

Para os brasileiros, o arroz é o ingrediente base da alimentação. Presente no almoço e jantar de todo dia, ele é o acompanhamento perfeito para qualquer prato principal. Quando é acrescentado feijão, então, é só felicidade. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre o grão: afinal, arroz pode causar diabetes? Arroz engorda? Qual o melhor tipo de arroz? São diversas perguntas que aparecem na mídia todos os dias e, hoje, o TudoGostoso vai tirar suas dúvidas sobre o arroz branco!

Por que o arroz branco é polêmico? Entenda melhor sobre a produção do alimento

O que não falta são estudos relacionando o consumo do arroz à diabetes e aumento de peso. Esses estudos foram realizados em diversos países durante muitos anos, embora sempre apareçam novas pesquisas com informações mais atualizadas.

Para entender melhor, precisamos explicar uma curiosidade sobre o arroz branco: ele é um grão processado. Isso significa que ele passa por diversos processos que removem parte de seus nutrientes, deixando-o mais pobre fibras, vitaminas e minerais, e mais rico em carboidrato. O arroz integral, por exemplo, é mais rico em fibras e outros nutrientes já que eles ficam concentrados na casca, uma parte do grão que ainda presente nesse tipo de arroz. E, no meio do caminho, temos o parboilizado, que passa por um processo de parecido com o do arroz branco, só que menos agressivo, e permite que ele mantenha um pouco mais de nutrientes.

O motivo para que o arroz seja completamente despido de suas vitaminas e minerais é simples: quando isso acontece, o sabor melhora, o cozimento é mais rápido (o que economiza no gás de cozinha) e a validade aumenta, permitindo que ele possa ser estocado nas prateleiras por muito mais tempo.

Afinal, podemos comer arroz à vontade ou é preciso ter cuidado?

É preciso ter cuidado no consumo de qualquer alimento, principalmente aqueles ultraprocessados. Se você possui uma alimentação saudável e balanceada, consumindo uma variedade de grãos, legumes, verduras e frutas, é claro que você pode continuar comendo o arroz branco.

Porém, é extremamente importante ficar atento aos excessos. Refeições com valores nutricionais baixos e ricas em carboidratos podem, sim, causar diabetes e outras doenças a longo prazo. Para quem já possui o risco ou apresenta um quadro de pré-diabetes, o mais indicado é substituir o tradicional arroz branco por integral. Essa substituição também é indicada para quem deseja aumentar a ingestão de fibras.

O TudoGostoso adverte: sempre consulte um médico ou veterinário antes de fazer qualquer mudança para que você receba acompanhamento qualificado e que se adeque as suas necessidades!

Veja mais:

Arroz branco
Arroz branco

A receita de arroz branco é simples e clássica. Parte da base da alimentação brasileira, o arroz branco é consumido pelo menos duas…

Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
(247 avaliações)


Quer cortar ou reduzir o arroze não sabe como? Veja alimentos e receitas para substituir o cereal no prato

Temas relacionados