• Entrar
  • Cadastrar
Sou especialista em eliminar a gordura da barriga e garanto: "Para perder peso rapidamente, é preciso ter cuidado com essas calorias"
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Veja as dicas do que fazer para auxiliar na eliminação de gordura

Sou especialista em eliminar a gordura da barriga e garanto: "Para perder peso rapidamente, é preciso ter cuidado com essas calorias"

Veja o alerta de um especialista sobre um tipo de caloria que pode prejudicar a sua dieta (Créditos: Shutterstock)

Ao começar uma dieta de emagrecimento, é muito comum controlar o consumo de calorias diárias, evitando produtos ultraprocessados, hambúrgueres, frituras e doces. No entanto, segundo Juan Antonio Martín, especialista em redução de gordura abdominal, é preciso ter muito cuidado com um tipo específico de caloria.

O especialista alerta sobre como as calorias líquidas podem estar sabotando o seu processo de emagrecimento. Além de defender a importância de consumi-las com moderação, Juan explica como essas calorias “invisíveis” reagem no nosso organismo. Abaixo, o TudoGostoso te explica tudo!

Como as calorias líquidas afetam a dieta?

As calorias líquidas são as calorias presentes em alimentos e bebidas líquidas que, em muitos casos, acabam passando despercebidas na dieta e este é o grande problema. Azeite de oliva, álcool, chás prontos e bebidas açucaradas em geral pode ter um impacto maior, pois diferente dos alimentos sólidos, as calorias líquidas são absorvidas muito mais rapidamente pelo organismo.

Dessa forma há mais chances de haver um pico de glicose e não há sensação de saciedade, o que pode induzir a um consumo ainda maior de calorias. O azeite de oliva, por exemplo, apesar de oferecer muitos benefícios à saúde, deve ser consumido com cautela, uma vez que duas colheres de sopa desse ingrediente podem adicionar até 200 calorias ao prato sem que você perceba. Outro problema desta categoria é que as calorias presentes nestes alimentos são vazias, ou seja, não oferecem nenhum nutriente.

Cuidados com o consumo de calorias líquidas

Em entrevista para o site Men's Health, o especialista afirma que o truque é “fazer escolhas inteligentes”, como preferir água ao invés de uma bebida açucarada para acompanhar as refeições. “Com pequenas mudanças, você pode alcançar grandes resultados”, aconselha Juan. O álcool, por exemplo, é uma das bebidas mais calóricas nesse sentido, podendo conter 7 calorias em cada grama.

Já os sucos naturais, embora ofereçam uma certa quantidade de calorias, não devem ser excluídos da alimentação, uma vez que as frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras e antioxidantes. Basta evitar a adição de açúcar e consumir o suco sem coar sempre que possível, assim você aproveita as fibras, componente que desacelera a absorção do açúcar no organismo.

Além disso, os chás, que costumam ser vistos como uma alternativa saudável, mas lembre-se de ler o rótulo antes de comprar, especialmente porque as versões que já vem prontas são adoçadas artificialmente. Na embalagem, os ingredientes são colocados em ordem de quantidade, por isso, se o açúcar aparecer primeiro significa que ele é o ingrediente predominante na fórmula deste produto.

Veja mais:

Sou clínico geral especialista em nutrição e garanto: "Se você quer emagrecer, coma esse alimento todos os dias"

Temas relacionados