• Entrar
  • Cadastrar
Nem atum, nem salmão: o superalimento com ômega-3 tem 15 vezes mais fibras do que a aveia
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Esse alimento contém compostos que atuam como antioxidantes e se destacam por melhorar a saúde intestinal

Nem atum, nem salmão: o superalimento com ômega-3 tem 15 vezes mais fibras do que a aveia

Nem atum, nem salmão: um outro alimento rico em ômega 3 se destaca pelo alto teor de fibras (Fotos: banco de imagens Canva)

Você sabe para que serevem os ácidos graxos ômega-3? Eles são essenciais para a saúde porque fortalecem os neurônios, protegem o coração e reduzem o risco de derrames.
E esse é um dos motivos que leva a linhaça, rica nesse nutriente, a se destacar como um ótima aliada da saúde. Além da alta concentração de ômega-3, ela ainda é uma importante fonte de fibras (em 100g, são 27,3g de fibras).
As sementes de linhaça podem ser consumidas inteiras, moídas, na forma de óleo e farinha, são facilmente adaptáveis para qualquer receita.
Essas sementes fornecem uma grande quantidade de proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes. Elas contêm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como a ação de regular os lipídios do sangue.
O que as sementes de linhaça podem fazer pela sua saúde
Especialistas da Universidade de Buenos Aires (UBA) publicaram um artigo na revista Nutrición Investiga destacando os importantes benefícios da sementes de linhaça.
Segundo eles, incluir este alimento à dieta é uma importante estratégia para a sua saúde e bem-estar por vários motivos.  
  • Devido ao alto teor de fibras, a linhaça previne a constipação e melhora a digestão;

  • Controla o açúcar no sangue por causa das lignanas, que aumentam a sensibilidade à insulina e previnem picos de glicose;

  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos graças à alta concentração de ômega-3 e fitoesteróis, que impedem que o intestino absorva o colesterol;

  • Previne acidentes vasculares cerebrais (AVCs) devido ao alto teor de antioxidantes, que evitam a formação de coágulos nas artérias e danos oxidativos aos neurônios;

  • O alto teor de vitaminas fortalece as defesas do corpo;

  • Rejuvenesce a pele, o cabelo e as unhas graças ao ômega-3, às vitaminas e aos minerais que reparam os tecidos;
  • Quais são as quantidades recomendadas para consumir sementes de linhaça?
    A recomendação dos especialistas é consumir uma ou duas colheres de sopa de sementes de linhaça por dia, cerca de 15 a 30 gramas. As sementes de linhaça podem ser consumidas de diferente forma:
    Inteiro: ao optar pelas sementes inteiras, você pode adicioná-las a iogurtes, vitaminas, shakes, saladas e pães.
    Moído: se a sua escolha for a semente moída, adicione a preparações de pães, biscoitos e bolos, por exemplo. Esta forma melhora a absorção de nutrientes e potencializa os benefícios.
    Óleo: já no caso de óleo de semente de linhaça, você pode adicionar a saladas, vegetais ou torradas. O óleo contém maior concentração de ômega-3.
    Veja mais! 
    Por que as pessoas estão aquecendo as sementes de linhaça antes de comer? 
    Memória de elefante: 1 colher por dia dessa semente turbina o cérebro; veja como consumir
    Temas relacionados