• Entrar
  • Cadastrar
Nem salmão, nem abacate: esse alimento tem muito mais ômega 3 e ainda é mais barato. Descubra benefícios!

Basta incluir duas colheres deste alimento na sua dieta diária e você conseguirá alcançar a dose recomendada de ômega 3 por dia

Descubra qual alimento pode garantir as doses diárias de ômega 3 sem doer no bolso e oferecendo muita saúde (Foto: Shutterstock)

O ômega 3 é famoso pelos seus inúmeros benefícios, desde as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como de proteção cardiovascular, regulação de colesterol, recuperação muscular e redução de estresse oxidativo.

Nos suplementos, normalmente, você tem 1g a cada três cápsulas. Mas não é só o suplemento que pode te fornecer o ômega 3. Já que o corpo não produz esse ácido graxo, é possível adquirir boas doses de ômega 3 através dos alimentos.

E dentre os mais famosos estão o salmão e o abacate. A cada 100g de salmão você ingere 2,8g de ômega 3, enquanto na mesma quantidade de abacate são 1,4g. Mas você sabia que existem alimentos com maior dose desse nutriente e são mais baratos? Descubra a seguir!

Esse alimento é fonte poderosa de ômega 3 e mais barato

Várias opções de alimentos são ricas nesse em ômega 3 e é bom ficar de olho. Afinal, uma dieta bem balanceada é uma estratégia eficiente para agregar mais nutrientes saudáveis de forma a fugir da monotonia.

Afinal, ninguém aguenta se alimentar por muito tempo apenas de salmão e abacate para garantir as doses diárias de ômega 3 recomendadas. Por exemplo, veja a quantidade encontrada em 100g dos alimentos abaixo:

  • Linhaça: 6,3g
  • Nozes: 8,8g
  • Semente de girassol: 13g
  • Amêndoas: 16,2g
  • Chia: 18g


A chia é um alimento poderoso em vários aspectos, por isso é considerada um "superalimento". Ao incluir essas sementes na sua dieta diária, você vai conseguir ingerir toda a quantidade de ômega 3 que precisa no dia.

As doses diárias de ômega 3 recomendadas pelos especialistas vão depender da necessidade de cada pessoa, mas podem variar de 250 mg até 1600 mg. Se uma porção de 100 g da semente pura tem 18g de ômega 3, uma porção de 10g de chia, que é a quantidade diária recomendadas, vai garantir 1800 mg.

Isso significa que duas colheres de sopa das sementes já vão oferecer bem mais que o mínimo necessário de ômega 3. E além de ser uma fonte mais barata e muito saudável, é muito fácil incluir a chia nas receitas. Você ainda pode acrescentar em iogurtes, saladas, shakes e mais opções.

Veja mais!

Ômega 3 na dieta vegana: descubra os alimentos alternativos e turbine o cardápio

Como escolher o melhor suplemento de ômega-3? Mestre em nutrição responde

Temas relacionados