O arroz branco não escapa das polêmicas nem quando está cru e muito menos depois de cozido: desde o modo de preparo - pode ou não lavar o arroz? - até o consumo devido a baixa de nutrientes questionada por Harvard.
Mas a verdade é que no Brasil o arroz branco é um dos itens básicos na mesa dos brasileiros. Muitas vezes uma quantidade é preparada já para durar por dois ou três dias. E nesses casos alguns truques são certeiros para deixar o sabor similar o alimento fresquinho.
O que muita gente talvez não saiba é que o arroz cozido no dia anterior - até liberado para consumo por quem está em dieta de perda de peso - pode oferecer benefícios. E alguns especialistas explicam o motivo.
Cozinhe o arroz branco e deixe esfriar durante a noite na geladeira
A sugestão para cozinhar o arroz branco (o macarrão também) e deixar esfriar ao longo da noite na geladeira não é aleatória. Em uma recente reportagem do The New York Times, especialistas explicaram o que acontece quando o arroz vai para a geladeira.
"No dia seguinte, parte dos amidos naturais dos alimentos terá se transformado em versões mais saudáveis, chamadas de amidos resistentes, que estão relacionados a uma série de benefícios à saúde", cita a reportagem.
E esses benefícios incluem menor nível de açúcar no sangue, melhor saúde intestinal e redução do risco de certos tipos de câncer. Será?
Alterar as propriedades de saúde de um alimento apenas cozinhando e resfriando pode ser bom demais para ser verdade, mas segundo alguns especialistas como Balazs Bajka, fisiologista intestinal do King's College London, há algo de verdade nessa ideia.
O que é um amido resistente? Saiba o que acontece após resfriar o arroz
Ao resfriar o arroz e macarrão, que são ricos em amido, algumas alterações na estrutura desses alimentos podem beneficiar sua saúde, aponta Bajka.
O amido resistente é um tipo de fibra que está presente em uma variedade de alimentos vegetais, como grãos integrais, feijões, nozes, sementes, bananas verdes e bananas-da-terra.
Esse tipo de amido, entretanto, pode ser aumentado em outros alimentos que contêm, principalmente, o amido regular, como é o caso de alimentos já mencionados: o arroz, o macarrão e as batatas, depois de cozidos e resfriados.
"Cozinhar e resfriar faz com que as moléculas de amido dos alimentos se tornem compactadas, tornando-as mais difíceis de digerir", afirma Bajka. E neste caso, o amido se torna "resistente", ou seja, suas moléculas de açúcar não são facilmente quebradas e absorvidas na corrente sanguínea como normalmente seriam.
O amido 'resistente' não aumenta tanto o nível de açúcar no sangue como o 'regular'
De acordo com Kimberley Rose-Francis, nutricionista na Flórida (EUA) especializada em diabetes, como não são facilmente digeridos, esses amidos resistentes não aumentam tanto o nível de açúcar no sangue quanto o amido regular.
O que acontece, nessa ocasião, é que "o amido resistente continua no intestino, onde pode alimentar as bactérias boas", acrescenta Bajka.
Este processo ajuda a promover o crescimento das bactérias boas e a produção de moléculas benéficas relacionadas a níveis mais baixos de colesterol e inflamação, considerando ainda a melhora da saúde intestinal.
'As pessoas vão se beneficiar ao consumir mais fibras, como amido resistente ou não'
"Quando você cozinha e resfria um alimento rico em amido, você também está aumentando efetivamente seu teor de fibra", reforça Mindy Patterson, professora associada de nutrição e ciências alimentares na Texas Woman's University (EUA).
Ela acrescenta que a fibra é associada a uma série de benefícios à saúde, incluindo menor risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Ao ser ingerida como amido resistente, parece ser menos propensa do que outras formas de fibra a causar efeitos desagradáveis como gases ou inchaço.
"A maioria das pessoas se beneficiará ao consumir mais fibras, seja na forma de amido resistente ou não", afirma Patterson, que sugere no cardápio fontes como grãos integrais, frutas, verduras e legumes.
Apesar de parecer uma proposta tentadora, pessoas com diabetes não devem realizar qualquer tipo de alteração nos seus tratamentos e dietas sem antes consultar o seu médico.
Veja mais!
Polêmicas do arroz branco: pode ou não comer à vontade?
Você pode comer esse arroz sem culpa: Veja a receita e faça já!