• Entrar
  • Cadastrar
Qual é o mais saudável: o arroz branco ou parboilizado? Descubra a diferença e as vantagens

Se não for o arroz integral, considerado mais saudável, saiba qual é a melhor opção de arroz para comer. 

Arroz branco ou parboilizado: saiba qual é a opção mais saudável (Foto: Freepik)

Você sabe qual é a diferença do arroz branco para o parboilizado? Saber o método de produção de cada um deles vai te ajudar a entender qual é a opção mais saudável. Não há dúvidas de que o arroz integral, se estiver no páreo (e o ideal é que esteja), é sempre a melhor aposta por ser rico em fibras e mais nutrientes.

Mas e quando se trata do arroz branco e do arroz parboilizado, quem leva a melhor? Em meio a tantos tipos de arroz, é sempre difícil decidir no quesito sabor: qualquer opção é deliciosa. No entanto, na mesa do brasileiro as opções mais presentes ainda são o arroz branco polido, parboilizado e integral. Descubra mais detalhes sobre eles.

Arroz branco ou parboilizado: qual é a melhor opção?

O polimento excessivo dos grãos pela indústria alimentícia pode reduzir a quantidade de nutrientes dos alimentos e é esse processo relacionado aos tipos de arroz. Devido a determinadas técnicas, as propriedades dos grãos são alteradas. E isso fará toda a diferença na escolha que você fará para a sua mesa.

Arroz integral e arroz parboilizado


Entre o arroz parboilizado e o integral, a segunda opção é a mais saudável porque o grão está intacto, ou seja, os nutrientes e fibras são mantidos. No caso do arroz parboilizado, ele é descascado e polido.

O grão do arroz parboilizado ainda é submetido a um processo de "parboilização", realizado na água e que faz com que os nutrientes dos farelos penetrem no centro do grão. Então, ele acaba sendo uma alternativa ao grão integral, que certamente é o mais saudável.

Uma pesquisa realizada em 2017 pela USP revelou que o arroz integral tem uma média de 20% a mais de proteína e duas vezes e meia a mais de fibras que o arroz branco, fora as vitaminas, minerais e lipídios. E a versão integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral, além de índice glicêmico menor que o arroz branco.

Arroz parboilizado e arroz branco


O arroz branco, assim como o parboilizado, é descascado e polido. Mas diferentemente do parboilizado, que é submetido ao processo de parboilização, uma espécie de pré-cozimento no qual a imersão do grão em água quente impede que as fibras e nutrientes do arroz sejam perdidos, com o arroz branco não acontece o mesmo.

Isso significa que o arroz parboilizado, por já ser "pré-cozido", costuma cozinhar mais rápido que o branco, não gruda e retém mais fibras e proteínas.

Como o processo de parboilização é feito no Brasil

É importante ressaltar que o arroz parboilizado não chega a ser pré-cozido. A parboilização e o cozimento não são a mesma coisa, uma vez que esse processo acontece quando o grão é imerso na água em uma temperatura de 50 °C.

A imersão possibilita que o arroz, mesmo descascado e polido, mantenha os mesmos nutrientes do arroz integral, como vitamina B, magnésio, fósforo e potássio, porém, o que diferencia são as proporções (o arroz integral tem uma quantidade bem superior desses nutrientes). Esse processo é feito em 3 fases:

  • Encharcamento: o grão, ainda com a casca, é mergulhado na água quente por algumas horas. Enquanto ele absorve a água, parte das fibras e nutrientes presentes na casca também são absorvidas.
  • Gelatinização: ainda úmido após ser retirado da imersão, o arroz é exposto a uma temperatura bastante elevada, com pressão de vapor. Nessa etapa que aqueles nutrientes absorvidos na etapa anterior são fixados no grão.
  • Secagem: na etapa final o grão vai para a secagem, na qual será descascado e polido, da mesma forma que acontece com o arroz branco.

Saiba quais são os benefícios do arroz branco e do parboilizado

Apesar de o arroz ter sido, por muito tempo, condenado nas dietas de emagrecimento, é importante saber que ele oferece muitos benefícios, pois também é fonte de nutrientes e fibras.

Benefícios do arroz branco:

  • Fonte de minerais, como ferro e potássio
  • Fonte de proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B
  • Baixos índices de gordura e colesterol
  • Fonte de energia (mais de 70% de carboidrato)
  • Fácil digestão

Benefícios do arroz parboilizado:

  • Fonte de minerais, como ferro e potássio
  • Maior percentual de fibras e proteínas
  • Fonte de vitamina E e vitaminas do complexo B
  • Baixos índices de gordura e colesterol
  • Fonte de energia (mais de 70% de carboidrato)
  • Fácil digestão

Índice glicêmico: arroz parboilizado e arroz branco polido

O arroz branco tem poucos nutrientes porque eles são perdidos no processo de moagem, isso significa menos proteínas, vitaminas e minerais em relação ao arroz parboilizado. O arroz polido também tem alto índice glicêmico, ou seja, após o consumo, é liberado pelo organismo uma grande quantidade de insulina. E o efeito é que o nível normal de glicose no sangue é mantido.

Quando há um aumento da produção de insulina, o resultado é uma menor sensação de saciedade após as refeições. Diferentemente de quando se consome fibras (no caso, alimentos integrais), a fome chega mais rápido após o consumo de arroz branco.

Já o arroz parboilizado, assim como o integral, oferecem mais vantagens em relação ao arroz branco. Ambos têm composições similares de macronutrientes e minerais, porém, no processo de parboilização, parte dos nutrientes, o que não acontece com o arroz integral.

Para citar alguma desvantagem, o arroz integral, por ser disponibilizado no estado mais bruto, precisa mais tempo para cozinhar e tem um textura mais rígida que os demais.

Veja mais!

Esses 4 alimentos vão te ajudar a controlar a fome e o último vai te deixar chocado de tão simples!

Conheça os alimentos que ajudam a sugar o açúcar do sangue.

Temas relacionados