A batata é um vegetal quase onipresente em receitas: ela pode ser preparada de várias maneiras. O purê de batatas, por exemplo, é uma lembrança inegável da infância de muitas pessoas. Fácil de preparar e delicioso, esse prato pode ter ainda mais benefícios e ficar mais leve com a alternativa dada por uma especialista em nutrição.
Qual é o ingrediente secreto para um purê suave e leve?
O purê é conhecido por ser um prato rico em calorias, feito na maioria das vezes com creme de leite e manteiga. Esses ingredientes são, sem dúvida, o que lhe dá aquele sabor quase viciante. Contudo, é possível fazer um purê igualmente saboroso, mas muito mais leve, uma vez que, ao ser misturada com a manteiga e o creme de leite, a batata perde boa parte de seu valor nutricional.
Para combater esse problema e manter a cremosidade proporcionada pelas gorduras, a nutricionista Yasi Ansar, porta-voz da Academy of Nutrition & Dietetics, sugere optar pelo iogurte grego.
Por que o iogurte grego é ideal para ser opção saudável no purê?
Este laticínio cremoso é uma fonte rica de proteínas, crucial para a construção muscular e saciedade. Além disso, o iogurte grego contém bactérias probióticas benéficas para a saúde intestinal, promovendo uma flora intestinal equilibrada. Sua baixa quantidade de açúcares e carboidratos ainda o tornam uma opção saudável para aqueles que buscam controlar a ingestão desses nutrientes. Rico em cálcio, o iogurte grego também pode fortalecer ossos e dentes.
O iogurte grego não tem apenas benefícios nutricionais, mas também é muito gostoso. Além disso, ele adiciona um toque de acidez e um sabor levemente tangente, proporcionando um equilíbrio agradável às batatas, mais suaves e neutras em sabor.
Trata-se, portanto, de um ingrediente capaz de acrescentar cremosidade sem deixar o prato pesado. O resultado? Um purê muito mais leve e com menos calorias.
Veja mais:
- Qual a melhor batata para comer: inglesa, baroa ou batata-doce? Nutricionista responde!