• Entrar
  • Cadastrar
Essa é a batata na airfryer que a minha família quer comer todos os dias: fácil de fazer e deliciosa

Essa receita de batata-frita na airfryer é crocante, muito bem temperada e vai ser o seu novo acompanhamento favorito

Essa receita de batata rústica na airfryer é um acompanhamento cheio de sabor (Créditos: Shutterstock e TudoGostoso/Maria Luiza Domingos)

Desde sempre os preparos com batata são coringas na cozinha e acompanhamentos perfeitos para a refeição. Pode ser em formato de batata-frita sequinha, nas rodelas de batata assada, e no purê de batata simples, só para começar com os pratos mais básicos. Desde que inventaram a fritadeira elétrica então, fazer batata na airfryer deixou o prato ainda mais fácil e muito menos gorduroso.

Você pode usar a própria batata congelada no aparelho que frita que é uma beleza, mas ela não fica tão gostosa quanto essa receita caseira de batata na airfryer. Na minha família gostamos tanto que só fazemos assim agora. Descubra no TudoGostoso o segredo dessa receita de batata rústica na airfryer que deixa o seu almoço ou jantar mais saboroso.

Como fazer batata rústica na airfryer?

O segredo da batata rústica é ter menos capricho na hora de cortar e mais ingredientes para temperar!

Ingredientes

  • 5 batatas grandes
  • 10 dentes de alho
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • 2 ramos de tomilho
  • 1 pitada de páprica
  • sal grosso a gosto
  • pimenta-do-reino moída
  • azeite de oliva suficiente para regar as batatas

Modo de preparo

  1. Lave bem as batatas usando uma escovinha para tirar a sujeira da casca, já que ela é frita com a casca. Você pode usar o tipo de batata que preferir, mas sugerimos a asterix ou inglesa.
  2. Corte ao meio no sentido do comprimento e depois corte cada metade em quatro partes. Se as suas batatas estiverem pequenas, corte somente duas vezes.
  3. Cozinhe as batatas por 5 minutos em uma panela com água fervente para ficarem mais firmes.
  4. Tire da água e espere seque todas as batatas com cuidado usando um papel-toalha ou pano limpo. Certifique-se que estão bem secas pois isso evita que a sua batata fique mole.
  5. Bote as batatas cortadas em uma tigela e coloque o azeite até regar todas elas. Essa etapa é importante porque é o azeite que deixa as batatas crocantes na airfryer.
  6. Adicione a páprica, o sal grosso e a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.
  7. Misture com a mão para o azeite e os temperos irem para todas as batatas.
  8. Pré-aqueça a airfryer por cerca de 15 minutos.
  9. Passe as batatas temperadas para o cesto da airfryer. Dica: use um forro de papel ou silicone para evitar que os temperos escorram para fora.
  10. Adicione os dentes de alho e os ramos de alecrim e tomilho picados. Passe um pouco de azeite neles também antes de colocar para dourarem e não queimarem.
  11. Leve para a airfryer e bote na temperatura de 200ºC por 15 a 20 minutos.
  12. Na metade do tempo abra e sacuda o cesto para aquecerem por igual. Se achar necessário pode colocar mais um fio de azeite.
  13. Use uma colher grande ou pegador para passar as batatas para um refratário ou tigela para servir. Coloque todos os temperos juntos, eles ajudam a dar o aroma. Dica: pegue os alhos que assou e faça um corte na lateral, eles ficam cremosos e ótimos para comer com batatas ou carnes.


Veja mais:
Casca de batata na airfryer: evite o desperdício e prepare uma receita deliciosa em 10 minutos
Adicione vinagre à água da batata e veja a mágica acontecer!
Como fazer batata recheada na airfryer: você nunca mais vai querer preparar de outro jeito depois de aprender essa receita!

Temas relacionados