• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da beterraba crua: o que acontece com o seu corpo se ingerir o vegetal in natura com frequência

Você já ouviu falar que comer beterraba crua faz bem para a saúde? Descubra os benefícios!

Experimente consumir a beterraba crua e veja os efeitos positivos dela para a sua saúde! (Créditos: Shutterstock)

A beterraba chama atenção por onde passa graças a sua coloração, mas você sabia que ela pode ter ainda mais benefícios quando consumida crua? Os impactos no corpo são incríveis já que ela é uma excelente fonte de nutrientes! Veja o que acontece quando a beterraba é ingerida in natura com frequência e acrescente na sua dieta saudável!

Por que consumir a beterraba crua?

Quando o assunto são os benefícios da beterraba, o cozimento pode reduzir a quantidade de nutrientes presentes no vegetal, especialmente quando comparado ao consumo in natura. Isso ocorre porque alguns compostos, como a vitamina C, podem ser sensíveis ao calor e diminuem durante esse processo de ser cozida. Se você deseja preservar ao máximo os nutrientes da beterraba, a melhor opção é consumi-la crua para aproveitar todos os benefícios que ela pode acrescentar para a saúde!

Nutrientes da beterraba

A beterraba é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, folato, potássio, manganês e ferro. Ela também conta com as fibras, que são essenciais para a saúde digestiva. Esse composto ajuda a regular o funcionamento do sistema gastrointestinal, promovendo a regularidade intestinal. Além disso, a beterraba contém antioxidantes, como betalaínas, carotenoides e flavonoides que combatem os danos causados pelos radicais livres no organismo. Isso pode contribuir para a prevenção do envelhecimento precoce e das doenças crônicas.



A beterraba aumenta a resistência física

O consumo da beterraba crua pode melhorar a resistência física durante exercícios de alta intensidade, devido aos nitratos presentes no vegetal que podem melhorar a eficiência do uso de oxigênio. Ou seja, ela melhora a prática de atividades físicas aeróbicas, então nada de sofrer com a falta de ar! A beterraba pode ser particularmente recomendada para quem faz a prática de corridas.

A beterraba é ótima para a saúde

Os nitratos presentes na beterraba têm sido associados à redução da pressão arterial. O vegetal também pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a inflamação e promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue. Além disso, as fibras presentes na beterraba podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, sendo benéficas para pessoas com diabetes.

A beterraba promove a desintoxicação

A beterraba contém compostos que podem ajudar na desintoxicação do fígado, ajudando a eliminar substâncias tóxicas do corpo. Não é à toa que alguns sucos detox possuem esse vegetal entre os seus ingredientes, né? Por isso já sabe: assim que tiver algum problema com o fígado, corra para consumir a beterraba de forma natural!

Beterraba faz bem para a visão

A vitamina A, presente na beterraba, é crucial para a saúde dos olhos, mantendo-os lubrificados e melhorando a visão em condições de baixa luminosidade. Ela previne doenças como catarata e a xeroftalmia, contribuindo para a manutenção geral da saúde ocular. Portanto, o consumo de beterraba em uma dieta saudável e equilibrada é fundamental, especialmente à medida que envelhecemos e perdemos nutrientes essenciais para a saúde dos olhos.

Veja mais

Benefícios da acerola na dieta: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere 200 gramas da fruta por dia
O detalhe que você precisa saber sobre beber água gelada nas refeições
Essa fruta tem mais potássio que a banana, te ajuda a emagrecer e ainda dá energia. Descubra o alimento e inclua já na dieta!

Temas relacionados