• Entrar
  • Cadastrar
Não sei como não morri! Os 5 sinais que o brócolis estragou e você não sabia!

Como saber se o brócolis estragou? TudoGostoso te ensina como identificar quando a verdura não deve ser consumida!

Não sei como não morri! Os 5 sinais que o brócolis estragou e você não sabia!

Saiba quando o brócolis estragou observando esses 5 sinais! (Créditos: Shutterstock / TudoGostoso)

O brócolis é uma daquelas verduras que ou você ama, ou você odeia. Cheio de benefícios para a saúde, ele é capaz de estrelar as mais diferentes receitas como brócolis refogado e suflê de brócolis. Aqui no TudoGostoso, você já aprendeu várias dicas para acrescentar esse alimento no seu cardápio com bastante saúde e sabor, desde como lavar o brócolis da maneira certa até como conservar o brócolis por mais tempo. Hoje, nós vamos ensinar como saber se o brócolis está estragado, um conhecimento bastante útil para continuar comendo de forma saudável e sem riscos. Vem aprender!

Como saber se o brócolis está estragando? Dicas práticas para identificar se a verdura deve ser descartada

Todo alimento sofre mudanças quando não estão mais propícios para o consumo. O problema é que cada um tem sua peculiaridade: o que mostra que o brócolis estragou não é a mesma coisa que indica que a alface estragou, por exemplo. Por isso, é importante entender os sinais de cada alimento para não correr o risco de comer algo ruim para você.

Flores amareladas

Um dos primeiros sinais de que o brócolis não está mais fresco e já iniciou o seu processo de empodrecimento é quando o topo começa a ficar amarelado. O brócolis perfeito para consumo é aquele bem verde, em todas as partes. Por isso, na hora de comprar, repare bem para escolher o melhor!

Partes moles

O brócolis é uma verdura firme por natureza e só deve ficar macio depois do cozimento. Quando o caule do brócolis está mole, é sinal de que ele não está mais tão fresco assim.

Outra situação que faz o brócolis ficar mais macio é quando ele foi descongelado e depois descongelado; contudo, é normal nesse caso. Depois de cozido, ele deve apresentar a mesma textura de quando é cozido fresco.

Manchas marrons

Brócolis com manchas marrons (Créditos: TudoGostoso)

Brócolis com manchas marrons (Créditos: TudoGostoso)

Diferente do que acontece com a alface, se você notar manchas marrons no talo do brócolis, pode correr para jogar fora. Trata-se de uma contaminação bacteriana que atinge primeiro o talo e continua apodrecendo o brócolis aos poucos, até que ele esteja completamente mofado.

Talo oco

Além de ficar atento à textura do talo do brócolis, você precisa reparar se ele está oco por dentro. Isso não quer dizer que ele não deve ser consumido, a não ser que apresente os outros sinais em conjunto. Se o talo oco for o único sinal, corra para cozinhar o brócolis o quanto antes para não desperdiçar!

Cheiro do brócolis

Por fim, o sinal que não precisamos nem falar é sobre o cheiro do brócolis. Se o odor estiver diferente e ruim, pode descartar porque ele já está podre!

Ficando atento a todos esses sinais, a gente tem certeza que você sempre conseguirá comer a verdura bem fresca!

Veja mais:

Brócolis amargo? Temos as dicas PERFEITAS para acabar com esse problema

Temas relacionados