• Entrar
  • Cadastrar
Qual é a melhor maneira de cozinhar brócolis? 3 chefs de cozinha responderam a mesma coisa
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Chefs compartilham dicas saborosas através do melhor método de preparo do vegetal

Qual é a melhor maneira de cozinhar brócolis? 3 chefs de cozinha responderam a mesma coisa

Chefs explicam por que você deve escaldar o brócolis (Foto: Shutterstock)

O brócolis é um daqueles vegetais versáteis que podem ser usados como ingredientes culinário em diversos pratos, incluindo saladas, sopas, refogados, massas, arroz, omeletes, entre outros.
Além de dar sabor e textura às preparações, ele é muito nutritivo e benéfico para a saúde! Sempre é uma boa aposta adicioná-lo aos pratos. 
Rico em vitaminas A, C e K e em minerais como cálcio, ferro e potássio, o brócolis requer apenas alguns ingredientes para transformar qualquer preparo em uma combinação de sabores perfeita. 
Mas qual é a melhor maneira de cozinhar brócolis? Se você deseja aproveitar ao máximo a experiência de preparar e comer esse vegetal nutritivo, veja quais são as dicas de chefs de cozinha sobre o assunto. 
Você sempre deve escaldar o brócolis 
Escaldar os brócolis pode ser o método mais fácil de cozinhá-los. O consenso entre os especialistas é que o escaldamento é uma etapa necessária para garantir os resultados mais saborosos.
E você pode escaldar o brócolis de duas maneiras: em uma panela com água fervente ou cozinhar no vapor em uma panela tampada até ficar macio. 
Depois que as folhas são aparadas, os caules cortados e as coroas separadas em floretes, "os floretes são rapidamente escaldados em água fervente salgada por cerca de um minuto", observa Nathan Molina, chef da Genesee Valley Store, ao Simple Recipes.
Em seguida, eles devem ser logo removidos e colocados em um banho de gelo para interromper o processo de cozimento. "Depois disso, devem ser retirados da água gelada, secos em um pano de prato sem fiapos e reservados para mais tarde", acrescenta. 
O brócolis pode ser escaldado com um dia de antecedência e depois armazenado na geladeira em um recipiente hermético para ser reaquecido quando necessário.
Para quem prefere preparar refeições em maiores quantidades, também podem fazer um lote maior e armazenar esses floretes de forma semelhante no freezer por semanas. 
O que fazer com o brócolis após o branqueamento
O brócolis é versátil, podendo ser cozido no vapor, assado ou grelhado, sempre com ótimos resultados se temperado com sal, pimenta e um toque de limão.
Jamie Simpson, chef executivo de culinária do The Culinary Institute e do The Chef's Garden, destaca que ele pode ser preparado de diversas formas, como grelhado, cozido no vapor.
"Para uma receita específica, grelhamos brócolis no fogo a lenha, cozinhamos no vapor para fazer um purê com mostarda e raspamos para fazer uma salada crocante com limão". Ele afirma que o cozimento é opcional, pois o brócolis oferece diferentes sabores dependendo do método.
Uma de suas preferências é assar o brócolis: "Após escaldá-lo, corto os floretes ao meio, rego com azeite, salpico sal kosher e pimenta-do-reino, e asso a 200°C por cerca de 10 minutos."
Em seguida, o chef adiciona queijo cheddar envelhecido ou parmesão fresco esfarelado, assando por mais 1-2 minutos até o queijo derreter. "Antes de servir, coloco suco de limão, mais sal e pimenta, e como enquanto ainda está quente", ensina. 
Não descarte os talos e as folhas
“Não jogue fora os talos!”, alerta o chef particular e ex-subchef do Zou Zou's Jimmy Vasquez. "Esses filhotes têm sabores doces e terrosos e atuam como a parte mais benéfica para a saúde de toda a planta", alerta o especialista.
Os talos de brócolis podem ser usados em vários pratos, como sopas e ensopados, saladas, pesto, homus e muito mais.
Vasquez também observa que, embora as folhas de brócolis tenham um sabor amargo, elas também podem ser guardadas e "salteadas com um pouco de óleo e cortadas com um pouco de alho picado e limão" para realçar o sabor.
Veja mais!
O certo é cortar o brócolis antes ou depois de cozinhar? Descubra o melhor preparo para garantir os benefícios do vegetal
Perguntei a 6 chefs a melhor maneira de fazer purê de batatas - todos disseram a mesma coisa
Temas relacionados