• Entrar
  • Cadastrar
Alerta sobre brócolis: saiba quando não comê-lo apesar dos seus indiscutíveis benefícios nutricionais
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Saiba quais são os efeitos de um tipo de composto presente no brócolis e como evitar o seu consumo

Alerta sobre brócolis: saiba quando não comê-lo apesar dos seus indiscutíveis benefícios nutricionais

Saiba quando o consumo de brócolis pode ser prejudicial à saúde (Foto: Shutterstock)

O brócolis é uma alimento fundamental na dieta por seus diversos benefícios nutricionais - em especial para a saúde da mulher -, além de sua versatilidade culinária. Esse vegetal é um ingrediente valioso em muitas dietas saudáveis.

Rico em vitaminas, minerais e fibras, o brócolis também é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a saúde da pele. Os cientistas descobriram a maneira mais saudável de cozinhar brócolis (apesar de um detalhe inconveniente).

Uma porção de 100 gramas de brócolis fresco contém aproximadamente 34 calorias; 6,6 g de carboidratos (sendo cerca de 1,7 g de fibra); 2,8 g de proteína; 0,4 g de gordura; 89,2 mg de vitamina C (cerca de 150% das necessidades diárias).

Por ter um índice glicêmico baixo, ele é um ótimo alimento para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue. Porém, assim como muitos vegetais crucíferos, em alguns casos não é recomendado consumir esse vegetal. Entenda!

Quando o consumo de brócolis deve ser evitado

Embora seja um alimento muito nutritivo, o brócolis contém compostos chamados isotiocianatos, que se forem consumidas em grandes quantidades por períodos prolongados podem ser prejudiciais.

Os isotiocianatos presentes no brócolis e em mais vegetais crucíferos podem interferir no funcionamento da tireoide, principalmente em pessoas que já apresentam problemas.

Desta forma, para evitar esse risco, não é aconselhável comê-los crus em excesso. Os especialistas recomendam os métodos de cozimento que reduzam esses compostos, como é o caso do vapor.

Conheça os benefícios do brócolis para a saúde

O brócolis é rico em fitoquímicos como o sulforafano, que possui propriedades anticancerígenas, e antioxidantes como a vitamina C e o betacaroteno. Saiba quais são os principais benefícios:

  • Proteção cardiovascular: é rico em fibras, que promovem a saúde do coração ao reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue;

  • Ação anti-inflamatória: devido aos compostos fitoquímicos como o sulforafano, o brócolis ajuda a reduzir a inflamação e protege contra doenças crônicas;

  • Fortalece o sistema imunológico: o alto teor de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir resfriados e outras infecções;

Opte por cozinhar o brócolis no vapor ou levemente escaldado para obter o máximo dos seus benefícios. Ao cozinhar no vapor, você tera as propriedades nutricionais mais preservadas, reduzindo a perda de nutrientes sensíveis ao calor, como a vitamina C.

Quem deve evitar comer brócolis

Como já mencionado, o consumo do brócolis cru em grandes quantidades não é recomendado para pessoas com problemas de tireoide, pois pode interferir na produção dos hormônios devido aos isotiocianatos, que inibem a absorção de iodo e reduzem a função da tireoide.

Em outros casos, o vegetal também deve ser consumido com moderação, pois ao ser consumido cru, ele pode causar inchaço e flatulência em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) ou dificuldades digestivas, pois é rico em fibras insolúveis que podem ser difíceis de digerir.

Saiba como consumir brócolis e evitar efeitos colaterais

Para evitar alguns efeitos colaterais incômodos e usufruir ao máximo dos benefícios nutricionais do brócolis, você pode seguir as recomendações que costumam ser compartilhadas pelos especialistas:

  • Comer brócolis cozido: ao cozinhar o vegetal, a quantidade de isotiocianatos são reduzidas e você também terá uma melhor digestão das fibras;

  • Consumir moderadamente: limite a ingestão de brócolis cru, especialmente se você sofre de distúrbios da tireoide;

  • Evite grandes porções: quantidades excessivas podem causar problemas digestivos, principalmente em casos de síndrome do intestino irritável (SII);

  • Coma com proteínas e gorduras saudáveis: para promover uma melhor digestão e reduzir o inchaço, consuma o brócolis com proteínas magras e gorduras saudáveis.

Veja mais!

Acertar o ponto do brócolis na airfryer ficou fácil depois que peguei essas dicas com um chef

Truque para fazer o melhor brócolis na airfryer: dicas para um resultado crocante e delicioso

Temas relacionados