• Entrar
  • Cadastrar
Truque para fazer o melhor brócolis na airfryer: dicas para um resultado crocante e delicioso

Transforme o brócolis com esses segredos para cozinhá-lo na airfryer e desfrutar de sua textura crocante e sabor delicioso

Veja truque para fazer brócolis rápidos, leves e suculentos em minutos com a airfryer (Créditos: Unsplash/Louis Hansel)

O brócolis é um vegetal que pertence à família das crucíferas, também conhecida como família das brássicas. Esta família inclui uma variedade de vegetais, como repolho, couve-flor, couve de bruxelas e rabanete. Todos esses vegetais são conhecidos por suas propriedades nutricionais e benefícios à saúde e não importa se é talo, folha ou flor, todas as partes do brócolis são nutritivas.

Há quem insista na má fama do brócolis, pode ser pelo seu cheiro na hora do cozimento, que pode não agradar a todos, ou por uma simples explicação científica que fazem algumas pessoas odiarem brócolis. No entanto, para a maioria das pessoas essa repetição do brócolis pode mudar conforme conhecem mais receitas saborosas que comprovam a versatilidade e os benefícios menos conhecidos do brócolis.

Os brócolis podem ser cozidos de várias maneiras, como o brócolis refogado, cozido no vapor, fervido, salteado ou assado, inclusive com queijo em um delicioso brócolis gratinado. Algumas pessoas também gostam dele cru em saladas. Também fica uma delícia na airfryer. Você pode usar a fritadeira elétrica para obter brócolis macios com bordas torradas e crocantes. Em apenas alguns minutos, será o acompanhamento perfeito. Confira como fazer brócolis na airfryer com truques para ter a textura perfeita e muito sabor!

Truques para fazer brócolis na airfryer

Para um bom resultado, compartilhamos alguns truques para fazer os melhores brócolis na fritadeira elétrica. Primeiramente, após lavar os brócolis, seque-os bem com papel toalha ou pano limpo. Não pule esse passo, já que a umidade no brócolis pode impedir que fique crocante na fritadeira. Quanto ao tamanho, o melhor é cortar os brócolis em pedaços do mesmo tamanho para que cozinhem por igual. Se houver pedaços muito grandes, eles podem ficar crus por dentro, enquanto os pedaços pequenos podem queimar.

Outro ponto importante é dar espaço para ele na cesta. Não é recomendável empilhar muito os vegetais. É importante que haja espaço entre os pedaços para que o ar quente possa circular em torno de cada uma, o que ajuda a cozinhar uniformemente e a ficar crocante. Para realçar o sabor do brócolis, não esqueça de temperar! Seja sal, pimenta-do-reino, alho, curry, cominho em pó, açafrão em pó ou o que preferir como tempero. Até queijo parmesão ralado e raspas de limão, todas as combinações são possíveis. Alternativamente, você pode regar com um pouco de azeite para ajudar os temperos a grudarem e ainda deixar mais crocante.

Por último, durante o cozimento, você pode sacudir o cesto da fritadeira de vez em quando para mover os pedaços de brócolis e cozinhar uniformemente por todos os lados. O brócolis fica assim crocante e com uma textura macia. Serve para acompanhar uma porção de macarrão ao molho de tomate ou uma salada de quinoa, ou qualquer prato de carne como o bife à milanesa ou filé de frango ao limão.

Embora o brócolis cozido na fritadeira seja melhor consumido fresco, ele pode ser armazenado por até quatro dias na geladeira. Para fazer isso, certifique-se de que esfriou completamente antes de transferi-lo para um recipiente hermético. Para reaquecê-la, basta voltar a usar a fritadeira elétrica por alguns minutos, com um pouco de azeite se achar necessário, até que recupere a textura crocante.

Veja mais:
Aprenda a eliminar o amargor do brócolis com essas dicas práticas
Esse petisco crocante e delicioso faz qualquer um incluir o brócolis na lista de compras
No forno ou na airfryer: faça legumes ASSADOS com esse tempero especial e tenha sempre um acompanhamento saudável na dieta

Temas relacionados