• Entrar
  • Cadastrar
Ingrediente secreto para realçar o sabor do brócolis cozido ou no vapor com facilidade

Quer deixar seu brócolis cozido mais saboroso? Esse ingrediente super comum pode te ajudar.  

Molho de mostarda ajuda a deixar o brócolis cozido mais gostoso e menos insosso. (créditos: Shutterstock)

O brócolis é um alimento versátil que pode ser consumido de várias maneiras. O preparo no forno ou na frigideira, por exemplo, deixa a verdura mais crocante e com um sabor marcante. Por outro lado, o cozimento do vegetal muitas vezes tende a deixar o seu gosto bastante insosso, principalmente quando fervido diretamente na água. No entanto, é possível reverter a situação e consumi-lo junto com outros temperos e ingredientes. Pensando nisso, o TudoGostoso separou uma dica para incrementar a sua receita de brócolis e deixar a hortaliça mais gostosa e suculenta. Veja a seguir.

Adicionar mostarda ao brócolis deixa a verdura mais suculenta

Um truque para deixar o brócolis cozido mais saboroso é misturá-lo com mostarda. O condimento tem um leve gosto picante que cai muito bem com o sabor terroso e amargo da verdura. Entre as diferentes variedades de mostarda, basta escolher a que mais te agrada ou misturar vários tipos no mesmo prato.

Há muitas maneiras de combinar o brócolis com mostarda. A mais simples é regar o condimento por cima da verdura e servir como se fosse um molho. Outra forma de realçar o sabor do brócolis é revogá-lo em uma mistura de mostarda e outros temperos, como tahine, alho e ervas frescas picadas.

Por fim, você pode pincelar o brócolis com um molho de mostarda caseiro levar para o forno por alguns minutos até caramelizar. A receita leva ingredientes simples como vinagre, azeite, manteiga e mostarda em pó. Se preferir, adicione um pouco de mel e uma pitada de molho de soja para infundir o brócolis com um sabor umami especial.

Por que o brócolis é amargo?

Muitas pessoas não gostam de brócolis por conta do seu gosto amargo. Mas você sabia que existe uma explicação científica para esse amargor? A verdura contém substâncias que, ao entrarem em contato com a saliva, originam compostos de enxofre voláteis. Essa reação produz odores que acabam não agradando ao paladar e, como efeito, o cérebro interpreta o gosto do brócolis como desagradável.

Consumo de brócolis oferece diversos benefícios à saúde

O brócolis é rico em fibras e rico em fibras e minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Além disso, a verdura é uma poderosa fonte de vitaminas A, C, E e K. O alimento também contém antioxidantes que protegem as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Por esse motivo, seu consumo regular é muito benéfico para a saúde.

O brócolis destaca-se por ter poucas calorias e ser muito versátil. Ele pode fazer parte de refogados, tortas, saladas, gratinados, lasanhas, entre outros preparos. O vegetal ainda pode ser servido como acompanhamento de pratos e até mesmo aperitivos. Aqui no TudoGostoso o que não falta é receita com brócolis para você experimentar e mudar a sua opinião sobre a verdura.

Veja também:

Assim todo mundo come brócolis: 3 maneiras de deixar a verdura mais gostosa
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde

Temas relacionados