Não temos provas, mas também não temos dúvidas, de que quase todo mundo que compra ou ganha uma airfryer, a primeira coisa que pensa em fazer com ela são batatas fritas. Todos nós amamos esse petisco, mas fritar no óleo quente em casa costuma ser trabalhoso, deixa a cozinha com cheiro de fritura e, bem ou mal, fica calórico e gorduroso. Por isso a fritadeira elétrica parece a solução perfeita. O problema é que nem sempre a batata na airfryer fica tão crocante e deliciosa como na fritura tradicional, mas existe um truque para melhorá-la.
Estamos falando de batatas fritas 100% caseiras, chega de usar as congeladas que já vêm pré-cozidas e que tendem a ficar bem na primeira vez, mas são muito artificiais. Queremos batatas saborosas e fofas por dentro, crocantes e douradas por fora. Ricas de sabor, mas sem excesso de gordura. Sem torrar e ficar farinhento ou acabar molenga e sem graça. Missão impossível? Longe disso! Com certeza você já tem a solução na sua despensa e o TudoGostoso vai mostrar como ter batatas na airfryer sempre crocantes!
Qual é o segredo para fritar batata?
Para explicar como fazer uma batata frita crocante, é uma boa ideia relembrar o básico do preparo dessa delícia. As batatas são constituídas por células unidas por um polissacarídeo (pectina) e são ricas em amido e açúcares simples. Quando aquecido, esse mesmo amido incha e explode. Uma batata frita perfeita deve ter estes três componentes em equilíbrio.
Escaldar as batatas antes de cozinhá-las, ou deixá-las de molho um pouco, reduz o excesso de amido e as “pré-cozinha” levemente. Se fôssemos fazer batatas fritas comuns na tradicional fritura em óleo, em fritadeira ou frigideira, seria importante utilizar um elemento ácido neste branqueamento prévio, para controlar a decomposição da pectina até o ponto certo. Deixar a batata de molho em água com vinagre ou limão, ambos ácidos, resolve neste caso.
Esse é o conselho que compartilhamos para fazer batatas fritas tradicionais mais crocantes. Porém, como vamos cozinhá-las na airfryer, que cozinha com fluxo constante de ar muito quente, temos mais interesse em escaldar ou deixar as batatas de molho em ambiente alcalino, não ácido. Ou seja, ainda vamos modificar o pH da batata, mas de uma forma diferente.
O bicarbonato de sódio, quimicamente falando, é classificado como base, ou seja, é uma substância que possui propriedades alcalinas, ao contrário das substâncias ácidas como o vinagre. E por que estamos interessados em pré-cozinhar as batatas em água alcalina? Porque produzirá uma reação química que fará com que a parte externa do tubérculo se decomponha mais rapidamente. Isso seria catastrófico na fritura, mas a airfryer, que é uma espécie de forno pequeno muito potente, nos dá um exterior super crocante.
Como fazer batatas fritas crocantes na fritadeira?
Para fazer uma batata frita caseira, crocante e deliciosa na airfryer, você pode seguir os seguintes passos. Antes de mais nada, tente escolher um tipo de batata com mais amido e menos água, como a batata asterix ou baraka. Lave-as bem, mas não descasque, e corte-as em palitos não muito finos.
Ferva alguns litros de água com 2 colheres de sal e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Quando estiver fervendo, adicione as batatas e cozinhe-as, baixando o fogo para ferver suavemente, só até conseguir furá-las no centro com uma faca (menos de 10 minutos).
Escorra bem a água e deixe-as na panela quente e seca para que toda a umidade acabe de sair. Tempere ao seu gosto e borrife ou pincele com um pouco de óleo antes de cozinhá-las normalmente na airfryer. Certifique-se de que elas não se amontoem muito. Se você mexer no cesto no meio do cozimento, elas podem ficar ainda melhores.
Veja mais:
Faça batata chips crocante e sequinha com esse truque fácil e surpreendente
Essa é a batata na airfryer que a minha família quer comer todos os dias: fácil de fazer e deliciosa
Esses são os segredos para a sua batata ficar crocante e sequinha que nem a de restaurante chique