• Entrar
  • Cadastrar
Batata sorriso caseira na airfryer: o lanche que as crianças adoram muito crocante e sem óleo

As divertidas batatas com carinhas e sorrisos fazem a alegria de quem come, especialmente as crianças, e você pode fazer essa delícia em casa de maneira mais leve usando a airfryer

A batata smile na airfryer fica sequinha e com casca crocante e interior macio (Créditos: Shutterstock)

De todos os preparos com batata, a batata sorriso é a que mais tem gostinho de infância e que traz memórias alegres. Ela nada mais é do que uma batata frita feita a partir de um purê de batata, assim como as noisettes. A diferença é que a massa é moldada para ter essa carinha ainda mais convidativa. Normalmente ela é frita no óleo, mas, como todo mundo está cansado de saber, esse medo de preparo não faz bem para a saúde e a sua gordura ainda vai para toda a cozinha.

Fazer uma receita de batata smiley usando a airfryer em vez da imersão em óleo deixa esse acompanhamento mais leve. E você ainda pode deixá-la mais natural ao fazer a versão caseira em vez da congelada, com os temperos que quiser e pode até congelar a batata smile para outro dia. Aprenda no TudoGostoso como fazer uma batata sorriso caseira na airfryer que ainda fica crocante por fora e macia por dentro como deve ser!

Como fazer batata sorriso caseira na airfryer

A receita de batata sorriso caseira é praticamente a mesma independentemente de usar a airfryer ou a panela com óleo. A diferença da versão na airfryer são alguns ingredientes extras para deixar mais dourado e crocante mesmo sem a fritura por imersão.

Ingredientes

  • 3 batatas
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1/4 xícara de farinha
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 colher (chá) de páprica
  • queijo parmesão ralado (opcional)
  • 1 ovo
  • azeite para pincelar

Modo de preparo

  1. Lave e cozinhe as batatas em uma panela cheia de água por cerca de 15 minutos ou até amolecerem.
  2. Tire a casca (fica mais fácil depois de cozida) e amasse com um garfo até ficar com textura de purê.
  3. Adicione os temperos sugeridos ou o que você preferir. Apenas sal já funciona, mas recomendamos botar um pouco de páprica ou cúrcuma para dar uma cor mais douradinha que falta no preparo da airfryer. Alho em pó, orégano, salsinha e outras ervas também ficam bem.
  4. Por cima dos temperos bote o ovo e também vá colocando o amido de milho e a farinha de rosca aos poucos enquanto amassa os ingredientes com uma espátula até começar a formar uma massa.
  5. Quando já estiver mais firme, passe a amassar com as mãos como se fosse uma massinha de modelar, fica mais fácil assim. Dica: se quiser, acrescente parmesão ralado nessa etapa. Não só fica mais saboroso como o queijo ajuda a deixar a casquinha dourada ao fritar.
  6. Assim que a massa estiver bem macia e uniforme, junte tudo e coloque em uma superfície lisa coberta com plástico filme e farinha. Cubra também a massa por cima da mesma forma.
  7. Abra a massa com a ajuda de um rolo de cozinha, com cuidado para não ficar fina demais.
  8. Com um copo enfarinhado, corte círculos para fazer as carinhas, use um canudo para fazer os olhos e uma colher para botar o sorriso. Você também pode moldar de outras formas, com outras expressões ou até formatos usando cortadores de biscoito.
  9. Junte a massa que sobrar, abra de novo e repita até acabar a massa.
  10. Com cuidado, bote as suas batatas sorriso no cesto da airfryer, não precisa deixar espaço entre elas pois não crescem.
  11. Pincele com azeite para ficar mais crocante por fora.
  12. Deixe na airfryer preaquecida a 200ºC por 10 minutos ou até dourar. Abra o cesto depois de 5 minutos e, se necessário, vire as batatas e pincele azeite do outro lado para ficarem uniformes.
  13. Depois de pronto é só tirar e servir.


Veja mais:
Batata na air fryer: dicas para preparar com muito sabor e praticidade
Escolha a batata certa para cada tipo de preparo com o guia do TudoGostoso
Benefícios da batata inglesa: o que acontece com o seu corpo de acordo com o modo de preparo (frita, assada, cozida ou ao vapor)

Temas relacionados