• Entrar
  • Cadastrar
Batata frita espiral na airfryer é tão crocante e divertida que você vai querer fazer sempre

Esse espetinho de batata espiral normalmente é frito no óleo, mas pode ficar muito crocante também da airfryer – e o tempero é irresistível!

Essa espécie de batata chips no palito frita na airfryer é um petisco saboroso e crocante (Créditos: Shutterstock)

A batata com seus mil e um preparos é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha. Até mesmo quando estamos falando de batata frita dá para pensar nela em palito, em chips e outros formatos, inclusive em espiral! A batata frita espiral é uma comida de barraquinha de rua popular em alguns lugares e nas feiras do podrão por aí. Uma única batata inteira, cortada e esticada para virar uma grande espiral em um palito é uma diversão só!

Ela nada mais é do que um misto entre uma batata hasselback e uma batata chips no palito, mas isso não tira o mérito dessa receita perfeita para petiscar. Melhor ainda se substituir a bagunça da fritura em óleo por uma receita de petisco na airfryer, bem sequinho e crocante. Descubra no TudoGostoso como fazer uma batata frita em espiral na airfryer com um tempero mais do que especial.

Como fazer a batata espiral na airfryer?

O segredo de uma boa batata espiral frita na airfryer é deixar a “fatia” bem fininha para ficar crocante e com os temperos certos ainda ganha mais cor e sabor!

Ingredientes

  • 4 batatas
  • 50 g de queijo parmesão ralado fino
  • 1 colher (chá) de páprica defumada
  • 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1/2 colher (chá) de alho em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (sopa) de azeite ou de manteiga

Modo de preparo

  1. Higienize as batatas bem para tirar qualquer sujeira da casca. Em seguida, seque bem com papel-toalha ou um pano limpo para remover toda a umidade de fora, o que vai garantir que ela fique bem crocante. Você pode descascar ou usá-la com casca, fica ao seu gosto.
  2. Espete palitos de churrasco pelo meio da batata na vertical, ou seja, ao comprido.
  3. Apoie a batata em uma tábua e use uma faca na diagonal para cortá-la ao redor do palito conforme gira até chegar no final. Deixe o espaço entre os cortes bem pequeno para as camadas ficarem fininhas e assim ficarem bem crocantes como se fosse uma batata chips.
  4. Puxe as pontas da batata para criar um espaço entre cada volta, como se fosse uma grande espiral.
  5. Use um pincel de cozinha para pincelar azeite nas batatas. Você também pode simplesmente regar, mas usar o pincel é melhor para o azeite ir até a parte de dentro.
  6. Espalhe os temperos por igual por cima das batatas. Uma dica é colocar a páprica, a pimenta-do-reino, o alho em pó e sal em um prato, misturar com um garfo e passar a batata nos temperos de uma vez só como se fosse um empanado. Você também pode usar um sal temperado com casca de alho e cebola, mas cuidado para não salgar demais.
  7. Por cima de tudo, passe o queijo ralado, que ajuda a dar mais sabor e também a deixar mais crocante.
  8. Bote os espetinhos de batata espiral no cesto da airfryer e leve ao aparelho preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar e ficar crocante.
  9. Sirva bem quentinha e acompanhada do seu molho predileto!


Veja mais:
Batata frita crocante diferente e sem fritar: fiz desse jeito e viciei!
Palavra do chef: essa é a melhor forma de fazer batata frita crocante em casa
Batata frita melhor que de lanchonete: desvendamos o segredo dessa delícia crocante e sequinha

Temas relacionados