• Entrar
  • Cadastrar
Qual é o jeito mais saudável de cozinhar o brócolis? Mantenha a cor e a textura com essas dicas de especialista

Entre os alimentos verdes, o brócolis é um dos que mais fazem sucesso! Mas você sabe qual é o jeito certo de prepará-lo e aproveitar de todos os seus benefícios? Venha conferir!

Qual é o jeito mais saudável de cozinhar o brócolis? Mantenha a cor e a textura com essas dicas de especialista

O brócolis tem um jeito certo de ser cozinhado! (créditos: Shutterstock)

O brócolis é um dos vegetais mais nutritivos que existem, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. No entanto, a forma de preparo pode impactar diretamente o valor nutricional e a textura desse superalimento. Cozinhar demais pode deixá-lo murcho e diminuir suas propriedades benéficas, enquanto algumas técnicas ajudam a manter sua cor vibrante e crocância. Quer descobrir como preservar o melhor do brócolis e deixá-lo ainda mais gostoso? Confira essas dicas de especialistas e transforme suas receitas!

Como cozinhar o brócolis do jeito certo

Cozinhar o brócolis é muito fácil, mas deve ser feito de maneira correta para que o ingrediente fique com o sabor e a textura agradável ao paladar. Comece lavando bem os brócolis e dividindo os floretes no tamanho desejado. Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir todas as unidades de brócolis. Assim que a água ferver, adicione o sal e logo em seguida o vegetal. Cozinhe por cerca de 5 minutos e ele estará prontinho. Viu como é fácil?

Dicas para cozinhar o brócolis

Lembre-se cozinhar sem a tampa na panela! Isso faz com que os brócolis fiquem murchos, impactando no sabor, textura e na aparência. Também é importante destacar que assim que passar os 5 minutos de cozimento, você deve escorrer toda a água quente do brócolis e se for demorar para consumi-lo, deve colocar em contato com a água gelada, para interromper o cozimento.

Benefícios do brócolis

O brócolis é tudo em um só alimento! Consumir brócolis regularmente pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois os compostos presentes no vegetal podem ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e promover a saúde do coração. As fibras podem promover a saúde digestiva ao ajudar no trânsito intestinal. O brócolis também possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas associadas à inflamação, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Veja mais

Omelete de clara de ovos com erva finas: uma receita fácil para um jantar leve e nutritivo
Turbine o seu cérebro com esses alimentos e diminua o risco de demência
Chá de casca de abacaxi: quais são os verdadeiros benefícios de consumir essa bebida?

Temas relacionados