• Entrar
  • Cadastrar
Esse é o jeito certo de comer espinafre e usufruir seus benefícios: não pode comer o superalimento cru!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Especialista recomenda um método simples no preparo do espinafre para usufruir de todos os seus benefícios

Esse é o jeito certo de comer espinafre e usufruir seus benefícios: não pode comer o superalimento cru!

Você pode adicionar o espinafre à salada, mas antes de consumi-lo, é preciso seguir a dica dos especialistas (Foto: banco de imagens Canva)

O espinafre é um daqueles alimentos superpoderosos, que sempre aparece nas listas de "superalimentos" recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Assim como o agrião, que é considerado o vegetal mais saudável de todos, o espinafre é repleto de vitaminas, minerais, e tem boas quantidades de ferro e magnésio, sendo excelente para a imunidade e saúde intestinal.

Porém, apesar de possuir tantas propriedades benéficas, não é recomendado comer essa verdura crua. E há uma explicação para isso. Entenda o motivo e descubra qual a forma certa de consumi-la!

'A gente não pode fazer o consumo do espinafre cru', alerta especialista

De acordo com o fitoterapeuta Julio Cesar Luchmann (@julioluchmann), não é aconselhável consumir o espinafre cru porque ele contém uma substância chamada oxalato, que pode ser prejudicial à saúde se não for bem controlada.

O oxalato pode interferir na absorção de cálcio e, no caso de pessoas que já têm histórico de cálculos renais, como pedras no rim, ele pode até agravar o problema.

Mas isso não significa que você tenha que desistir do espinafre de vez. O segredo está no preparo do vegetal.

Essa é a forma certa de preparar o espinafre e obter os seus benefícios

Não é necessário cozinhar o espinafre, mas o ideal é prepará-lo no vapor, assim como se faz com o brócolis. Isso ajuda a reduzir o oxalato, tornando o espinafre mais seguro para consumo.

E o melhor é que você pode usá-lo de diversas formas: em vitaminas, sopas, no feijão, ou até mesmo refogado.

"Basta que você dê um susto nele, não é interessante fazer um cozimento. O interessante é preparar no vapor. Você pode bater, colocar em vitamina, na sopa, comer no feijão, como quiser. Só não pode consumir o espinafre cru", alerta o especialista.

Portanto, o importante é evitar o espinafre in natura, e aproveitar todos os seus benefícios de maneira segura e deliciosa!

Veja mais!

Qual o tempo certo para cozinhar o brócolis sem perder os nutrientes?

5 benefícios do suco de espinafre baseados em evidências: o que acontece com o seu corpo se tomar a bebida fresca

Temas relacionados