• Entrar
  • Cadastrar
Suco de babosa: como preparar a bebida medicinal do jeito certo (mas não pode tomar todos os dias!)
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Uma substância presente na babosa não deve ser consumida porque pode causar efeitos colaterais; saiba como se livrar dela para beber o suco de forma segura

Suco de babosa: como preparar a bebida medicinal do jeito certo (mas não pode tomar todos os dias!)

Aprenda o passo a passo para preparar a folha de babosa antes de preparar o suco (Reprodução: @pensandoacontrario)

O suco de babosa é conhecido por seus diversos benefícios, desde a hidratação do corpo, a saúde do fígado e a melhora da pele e cabelo, mas para tirar proveito da melhor forma dessa planta, você precisa preparar a bebida da forma correta.

Como se trata de um suco medicinal, ele não é recomendado para o consumo diário. Quem afirma é a bióloga Camila Victorino (@pensandoaocontrario) a partir de estudos científicos, que também comprovam a eficácia desse vegetal para o tratamento de algumas doenças.

"Ele tem várias propriedades medicinais comprovadas pela ciência", ressalta ela. Conheça alguns benefícios surpreendentes do suco de babosa e aprenda o passo a passo da receita correta.

O suco de babosa atua na redução glicêmica e no tratamento de câncer

Dentre tantos benefícios da babosa com respaldo científico, duas propriedades se destacam em tratamentos de doenças. A bióloga destaca os motivos.

Diminui a glicemia:

Segundo ela explica, a babosa tem benefícios comprovados em pessoas com diabetes do tipo 1 e do tipo 2. Um estudo mostrou os efeitos positivos em pessoas com diabetes tipo 2 que tomavam 2 colheres de sopa do suco de babosa diariamente.

O estudo foi feito com o suco concentrado a 80% (80% de suco de babosa e 20% de água). Quem estava tomando medicamentos, teve uma redução da glicemia de jejum. E em apenas duas semanas, o suco também ajudou a manter a glicemia.

Um outro estudo também mostra que a babosa é eficiente para diabetes do tipo 1. "Mas você teria que tomar bastante, porque tomar duas colheres de sopa, do suco concentrado, não é tão simples no dia a dia. Mas existem benefícios comprovados da babosa para a diabetes."

Ajuda no tratamento de câncer:

Alguns estudos também mostram que a babosa tem ação anticancerígena. Ela explica que quando pacientes com câncer estavam sendo tratados com quimioterapia e utilizaram o suco da babosa como coadjuvante, elas tiveram uma sobrevida maior e mais conforto.

"Ou seja, tiveram menos problemas, menos dores, menos náuseas no tratamento. Os cientistas ainda tentam entender por que a babosa tem essa ação", ressalta a especialista.

O que acontece se beber o suco de babosa que não foi preparado do jeito certo?

De acordo com a bióloga, a babosa tem uma substância chamada antraquinona, em especial a aloína, que estimula a musculatura do intestino grosso.

Quando você toma o suco de babosa preparado de "qualquer jeito", você ingere essa substância. "Ela pode afetar o seu intestino grosso, fazendo com que ele contraia, podendo causar diarreias", alerta.

Quem não pode consumir o suco de babosa

Ela acrescenta que, pelo fato de a babosa conter essas substâncias, ainda que você tire para dessas substâncias para o preparo do suco, mulheres grávidas não podem tomar essa bebida.

"Porque se tiver aloína nesse suco, ele pode superestimular o intestino grosso e pode causar reflexos musculares no útero", destaca ela. Mulheres lactantes também devem evitar.

Saiba como fazer a receita de suco de babosa do jeito certo (retirando a aloína)

O diferencial dessa receita está na etapa inicial, na qual você deve retirar grande quantidade da aloína, que é uma espécie de gel. Ao tirar essa substância, você irá usufruir melhor dos efeitos benéficos da planta.

Ingredientes:

  • 2 folhas pequenas de babosa (ou meia folha se for uma babosa muito grande);
  • 1 manga para adoçar o suco ou suco de laranja (fruta de sua preferência)
  • 1 xícara de água para bater o suco (não utilize água se for preparar com suco de laranja);
  • 1 bacia cheia de água para colocar o gel da babosa para descansar e retirar a aloína.

Modo de fazer:

1. Limpando a folha da babosa

  • Retirar as extremidades e os espinhos para poder retirar toda a casca da babosa; essa forma é mais fácil para retirar a casca;
  • Passe a faca bem rente entre a casca e o gel, mas não se preocupe se ficar o gel na casca (cuidado, a casca da babosa não é comestível);
  • Depois que tirou toda a casca, retire os pedacinhos que ficaram no gel e que podem fazer mal.

2. Gel da babosa

  • Depois de fazer toda a limpeza, coloque o gel da babosa na água que está na bacia;
  • Coloque o gel da segunda folha e deixe descansar nessa água por duas horas;
  • Depois desse período, você deve coar e jogar a água fora;
  • Acrescente uma água limpa e descarte novamente após duas horas para retirar ao máximo a aloína.

Use o gel que ficou na casca da babosa no cabelo ou na pele. Você pode armazenar as cascas em um pote com também e aplicar até 24h na pele ou cabelo.

3. Preparo do suco

  • Colocar o gel da babosa coado (após as 4h de molho) no liquidificador;
  • Adicionar a fruta em pedaços (manga, suco de laranja ou outra fruta);
  • Adicionar a água (se tiver usado o suco de laranja, não precisa incluir água)
  • Bata bastante no liquidificador.

Como a babosa não tem sabor, ela vai incorporar o sabor da fruta adicionada. Caso prefira não combinar com outra fruta, o suco não terá sabor, mas manterá os benefícios.

Veja mais!

Antes de uma refeição, essa bebida é a melhor maneira de controlar os níveis de açúcar no sangue

Afinal, existe uma dieta anticâncer? Esse renomado oncologista tem a resposta

Temas relacionados