• Entrar
  • Cadastrar
Isotônico caseiro é saudável? Descubra os benefícios da bebida e quando ela não deve ser consumida

O isotônico caseiro é uma melhor opção em relação aos isotônicos industrializados, mas a bebida ainda deve ser consumida com algumas restrições 

Isotônico caseiro é saudável? Descubra os benefícios da bebida e quando ela não deve ser consumida

Entenda se o isotônico caseiro é saudável e quando é recomendado (Fotos: Shutterstock e banco de imagens Canva)

Muita gente recorre ao isotônico como pré ou pós-treino, mas na maioria das vezes não imagina quais são os reais efeitos e contribuições que essa bebida pode trazer para a saúde. O isotônico realmente pode ajudar na recuperação do corpo após exercícios, especialmente se for o isotônico caseiro, mas não é recomendado para qualquer tipo de atividade.

E para quem tem hipertensão, diabetes, doenças renais, é melhor evitar. Essa bebida contêm sódio e açúcar. No caso do sódio, ele pode sobrecarregar os rins, aumentar a pressão e ampliar o risco de doenças cardiovasculares em pessoas que não são ativas.

Mas então, quem está liberado para consumir o isotônico? Antes de dar mais detalhes, um conselho de especialistas: o isotônico não deve ser consumido como um suco ou água saborizada. Esse hábito pode ser prejudicial à sua saúde. Entenda os motivos!

Afinal, para que servem os isotônicos?

Os isotônicos ajudam na reidratação após atividades físicas intensas e de longa duração, como é o caso de ciclismo, corrida, triathlon e artes marciais.

Os sais minerais e açúcar presentes na composição da bebida ajudam na entrada de água nas células e, desta forma, na recuperação dos nutrientes perdidos no suor (o sódio e potássio, por exemplo).

Isso já explica por que as pessoas que praticam atividades leves não precisam recorrer a esse tipo de bebida. A água e alguns alimentos são suficientes para essa resposição.

Evite consumir os isotônicos industrializados

Assim como qualquer bebida industrializada, muitos isotônicos disponíveis nas prateleiras dos mercados têm aditivos químicos, como conservantes, aromatizantes e corantes, sem contar as altas doses de sódio e açúcar.

Por este motivo, incluir esta bebida na sua rotina não é um hábito recomendado. No entanto, se for necessária a ingestão da bebida para uma rápida reposição dos nutrientes após exercícios intensos, a nutricionista esportiva Victória Rolim afirma que o produto é seguro nesses casos.

"Tomar com frequência sem uma necessidade específica pode ser prejudicial", explica ao G1. A dica da profissional é que se priorize a receita caseira, por ser mais saudável.

Os benefícios de usar o isotônico aliados aos treinos

Os isotônicos contêm açúcar e sais minerais, por isso são uma boa opção no pós-treino, especificamente em atividades longas e intensas (corrida e ciclismo, por exemplo), por ajudarem na recuperação do corpo.

Porém, não confunda o isotônico com bebidas energéticas, pois eles não funcionam como estimulante por não possuírem cafeína.

Se você pratica atividades de baixa intensidade, a água natural e uma alimentação balanceada já dão o aporte necessário para a recuperação. Inclua alguns alimentos como:

  • Legumes: os antioxidantes ajudam a proteger as células dos radicais livres durante o metabolismo (cenoura, abóbora e beterraba);

  • Proteínas: auxiliam na recuperação muscular (carne, frango e ovo);

  • Carboidratos: aumentam o estoque de energia (aveia, pão e macarrão integrais).

O isotônico não deve ser usado para substituir a água

Embora o isotônico possa oferecer benefícios devido à presença de sais mineiras, ele não deve ser usado como substituto da água. A água ainda é a melhor fonte de hidratação e responsável por muitas funções no corpo.

Se você busca uma opção natural, a água de coco oferece os benefícios de um isotônico por ser uma importante fonte de sais minerais, como o potássio. A água de coco também previne a desidratação e é rica em vitamina C.

Saiba como fazer um isotônico natural em casa

Você pode preparar o seu próprio isotônico caseiro no lugar de comprar produtos industrializados. Veja a receita fácil e rápida sugerida pela nutricionista.

Ingredientes:

  • 500 ml de água ou água de coco
  • 250 ml de suco de frutas natural, como laranja ou limão
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar

Modo de preparo:

Misture os ingredientes com uma colher e consuma a bebida ao longo do treino, já que ela fornece nutrientes como sódio, potássio e carboidratos.

Veja mais!

Chá verde: os benefícios de uma das bebidas mais saudáveis do planeta e como prepará-la

Benefícios da água de coco: o que acontece com o suco quando substitui a água pela fruta?

Temas relacionados