O caqui é uma fruta rica em benefícios nutricionais e muito saborosa. O potássio presente na fruta ajuda a regular a pressão arterial, a fibra do caqui contribui para reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim), a vitamina A e os carotenoides são importantes para a visão. Mas não para por aí! Esse alimento ainda fornece várias vantagens para a sua saúde.
Se você não costuma dar tanta atenção para essa fruta, talvez esse seja um bom momento para rever essa relação. Por ter poucas calorias e ser rico em fibras, o caqui ainda pode ser um importante aliado para uma dieta saudável de perda de peso.
As fibra presentes na fruta a na casca ainda ajuda a promover a digestão regular, evitar a constipação e a manter a flora intestinal saudável. No entanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios dessa fruta, é bom saber qual é o ponto ideal para consumi-la. Descubra o motivo!
Saiba qual é o melhor momento para consumir o caqui
Embora o caqui seja muito saudável, você pode maximizar os seus benefícios ao consumi-lo no ponto certo. E quando é o momento ideal? Quando a fruta estiver bem madura.
Um das características do caqui é o fato de ser uma fruta laranja brilhante, com polpa doce e suculenta, o sabor é adocicado e sua textura pode variar de macia a firme. Os que apresentam a consistência mais mole, contêm uma substância chamada tanino, que dão uma sensação diferente na boca por inibir a saliva.
E é exatamente pela presença do tanino que você deve optar pela fruta mais madura: essas substâncias são naturalmente anti-inflamatórias e promovem ação antioxidante.
Os carotenos e vitamina C presentes na composição da fruta também têm função antioxidante. Cada 100g da fruta possui cerca 70 calorias.
Como escolher o caqui maduro e onde armazenar
Você sabe escolher o caqui mais suculento e macio para comprar? Caso seja fã dessa fruta, mas não conhece as técnicas para levar a melhor para casa, escolha os caquis sem rachaduras, firmes e de cor uniforme.
Veja algumas dicas valiosas e lembre de armazenar a fruta em um local fresco ou na geladeira se ela estiver madura.
Observe as folhas:
Caso as folhas presentes no topo da fruta estiverem verdes, é porque ainda não está totalmente maduro. Ou seja, o caqui não está pronto para o consumo. Certamente você sentirá um sabor mais amargo. Opte pelos frutos com folhas mais secas, pois estarão mais maduros e doces.
Repare nas listras:
Se as listras presentes em volta da fruta, semelhantes a teias de aranha, estiverem mais proeminentes, significa que o caqui estará mais doce. Essas marquinhas indicam que o fruto está maduro. Caso estejam muito discretas, é melhor não escolhê-las se tiver pressa para consumir.
Forma do caqui:
Outra dica infalível é prestar atenção na forma da fruta, que pode sugerir se o sabor está doce ou adstringente. Caso o caqui estiver mais achatado ou no formato de coração, é porque está doce e ideal para consumo. Se estiver em outros formatos, ele pode estar maduro.
Cor e consistência:
Quando está maduro, o caqui costuma ter uma textura mais mole e uma cor alaranjada mais forte e brilhante. Essa é a melhor escolha da fruta na feira ou mercado, pois estará mais adocicada. Quando a fruta está muito firme, é mais provável que não esteja madura. A cor amarelada indica que o fruto não está maduro.
Manchas:
Pequenas manchas na superfície do caqui não significa que esteja ruim para consumo e não tem problema levar para casa. Mas se as manchas estiverem grandes, pode ser que a fruta foi armazenada e transportada de forma inadequada.
Neste caso, pelo fato de a casca ter sido machucada e rompida, a proteção acaba diminuindo e a polpa da fruta mais exposta a processos bioquímicos que são tóxicos ou infecciosos para o seu organismo. Não escolha essas frutas.
Veja mais!
O que acontece com o corpo se comer caqui regularmente: conheça benefícios dessa saborosa fruta e inclua no cardápio
Quais são os benefícios do suco de caqui com limão?