• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece com o corpo se comer caqui regularmente: conheça benefícios dessa saborosa fruta e inclua no cardápio

O caqui é uma fruta nutritiva que oferece uma série de benefícios à saúde.

O que acontece com o corpo se comer caqui regularmente: conheça benefícios dessa saborosa fruta e inclua no cardápio

Não faltam motivos para incluir o caqui na sua alimentação. (créditos: Shuttersotck)

Muitas pessoas enxergam o caqui apenas como uma fruta parecida com o tomate. No entanto, o alimento tem um grande valor nutricional e merece mais destaque por diversos motivos. Rico em fibras, vitaminas e minerais, o caqui tem um altíssimo potencial antioxidante e contribui para a saúde dos olhos, da pele e do coração. Por isso, se você não tem o costume de consumir a fruta, vale a pena começar a incluí-la na sua alimentação.

Conheça os principais benefícios do caqui e como consumir a fruta (com opções de receitas).

Benefícios do caqui: por que consumir a fruta?

O caqui é um fruto originário da China e do Japão, mas que também é produzido aqui no Brasil. Com um sabor adocicado e textura que varia de macia a firme, o alimento contém muitas fibras, antioxidantes e é pouco calórico. Outra vantagem do caqui é seu alto teor de vitaminas e sais minerais, como potássio, manganês, zinco, cálcio, ferro e cobre.

Por conta do seu alto valor nutricional, o caqui oferece muitos benefícios à saúde, dos quais podemos destacar.

Auxilia na saúde intestinal: as fibras do caqui são ótimas para a saúde intestinal. Elas fortalecem a microbiota do intestino, melhoram o trânsito intestinal e reduzem a constipação. Por isso, se você tem problemas com prisão de ventre, o caqui pode te ajudar a ter um intestino mais regulado. As fibras também são grandes aliadas da digestão.

Tem potencial antioxidante: o caqui contém uma série de antioxidantes, como vitaminas A, C e E, além de compostos com betacaroteno e licopeno. Essas substâncias protegem as células dos danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que causam desequilíbrios metabólicos e aumentam o risco para uma série de doenças.

Faz bem para o coração: o caqui beneficia a saúde cardiovascular de diversas formas. Seus antioxidantes reduzem o risco de doenças no coração, enquanto as fibras reduzem o colesterol LDL (“ruim”) e os triglicerídeos. Já o potássio inibe o efeito do sódio no organismo e promove a vasodilatação, o que ajuda a manter a pressão arterial sob controle.

Faz bem para a visão: o caqui é fonte de betacaroteno, um composto antioxidante que protege a córnea e outras estruturas oculares. Além disso, ele protege as células da retina e previne problemas como a degeneração macular e a catarata.

Fortalece a imunidade: os antioxidantes do caqui - principalmente a vitamina C - fortalecem as células de defesa do organismo, melhorando a resposta imunológica. Por isso, a fruta é uma aliada no tratamento e prevenção de doenças relacionadas à queda da imunidade, como gripes e resfriados.

Como consumir caqui

O caqui pode ser consumido in natura com ou sem casca. Essa é a melhor maneira de aproveitar todos os seus nutrientes. Há vários tipos, mas aqui no Brasil os mais populares são o Fuyu, caqui Chocolate (sua polpa é marrom), rama forte e o caqui Giombo. A principal diferença está na textura da polpa e teor de doçura. Já o valor nutricional é praticamente o mesmo e todos oferecem muitos benefícios à saúde.

Também é possível utilizar o caqui para preparar sucos, geleias e vitaminas. Por ser uma fruta versátil, você também pode incluí-lo em diversas receitas, doces e salgadas. Abaixo, nós separamos algumas receitas com caqui que são ótimas maneiras de inserir a fruta na sua dieta.

Mousse de caqui: ótima escolha para quem procura por uma sobremesa fácil. Basta misturar a polpa da fruta com leite condensado e creme de leite no liquidificador e levar à geladeira por algumas horas.

Bolo de caqui: vai receber visitas ou quer preparar um lanche da tarde saboroso, aposte no bolo de caqui. Nós garantimos que o sabor fica incrível. Você vai se surpreender.

Contrafilé ao molho de caqui: o caqui também é um ótimo ingrediente para preparar molhos para carnes e massas.

Sorvete de caqui: use o caqui para preparar um delicioso sorvete caseiro. Fica uma delícia e ainda é uma opção mais saudável.

Salada de frutas caqui: inclua o caqui na sua salada de fruta. Além de deixar o prato mais saboroso, o fruto também aumenta o seu valor nutricional.

Veja também:

Pode comer fruta de noite? Entenda os mitos e verdades sobre o consumo do alimento antes de dormir Fruta queridinha dos brasileiros ajuda a dilatar as artérias, melhorando a circulação

Temas relacionados