• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da água de coco: o que acontece com o suco quando substitui a água pela fruta?

Bebida típica das praias brasileiras, a água de coco não deve ficar apenas na areia e beber com frequência traz benefícios incríveis para o organismo

Você vai ter ainda mais motivos para beber água de coco além de se refrescar (Créditos: Shutterstock)

Não faltam motivos para beber água de coco. É refrescante, docinha e a cara de um dia na praia, ainda mais se sair direto do fruto. Para ficar ainda melhor, essa bebida simples pode fazer maravilhas para você! Apesar de parecer com água comum, os benefícios da água de coco para a saúde vão muito além do que você imagina e vale a pena inclusive substituir a água comum no preparo de sucos naturais. Descubra no TudoGostoso o que acontece com o seu corpo quando você bebe água de coco pura ou quando coloca esse ingrediente incrível no suco de frutas.

Água de coco hidrata o corpo

Quem não gosta de beber água vai gostar de saber que a água de coco consegue hidratar tão bem quanto a água pura. E não é só pode ser um líquido. A água não está nem no topo das bebidas que mais hidratam porque outros fatores entram na questão da hidratação. No caso da água de coco, a bebida é praticamente um isotônico caseiro por ser rica em potássio e outros minerais que ajudam na reposição de sais minerais e na hidratação do corpo.

É boa para os rins

A água de coco tem minerais que aumentam a produção de urina. E se por um lado beber água de coco pode dar vontade de ir ao banheiro com mais frequência, essa característica é boa para eliminar as toxinas do organismo. Inclusive o oxalato, que tem papel no surgimento de cristais nos rins e eventualmente nas pedras nos rins. Beber água de coco, portanto, ajuda no funcionamento saudável dos rins para a maioria das pessoas. Mas não exagere, viu? Porque a quantidade grande de potássio pode ser prejudicial para algumas pessoas, então se limite a 6 copos por dia e fale com seu médico se necessário.

Controla a pressão arterial

Quem lida com pressão arterial alta com frequência sabe o papel da alimentação adequada para controlar os níveis. O potássio da água de coco é um importante vasodilatador, que relaxa e “aumenta” as veias, reduzindo a pressão dos vasos sanguíneos. Como consequência, é ótimo para prevenir doenças cardiovasculares.

Tem efeito detox

As bebidas fazem parte da dieta detox porque a boa hidratação é importante para limpar o organismo dos radicais livres. A água de coco, por ser uma bebida hidratante e sem açúcares artificiais, é ótima para fazer uma “limpeza” no organismo. Especialmente por ter minerais como o magnésio que ajudam na eliminação das toxinas. A dica para aproveitar ao máximo é fazer suco detox usando a água de coco no lugar da água comum e adicionar os ingredientes que quiser.

Evita cãibras

As cãibras são contrações nos músculos que podem acontecer por alguns fatores, como desidratação ou pelo uso do músculo. Manter a saúde dos nossos músculos pode, então, ajudar a evitar passar por cãibras frequentes. A água de coco tem uma quantidade de cálcio e magnésio na composição que são ideais para auxiliar a fortalecer os músculos, especialmente para quem pratica exercícios constantes.

Deixa a pele mais limpa

Uma boa limpeza de pele acontece por fora e por dentro. Beber bastante água hidrata também os nossos tecidos. O coco tem um ácido graxo chamado ácido láurico que está presente inclusive na sua água. O ácido láurico é um antimicrobiano que combate bactérias e fungos e, na nossa pele, é boa para reduzir a acne. Além de beber água de coco, você pode até utilizá-la como tônico durante a limpeza do rosto,

Acalma irritação do estômago

O nosso estômago pode ficar irritado com facilidade dependendo dos nossos hábitos alimentares. Muita comida, muito álcool ou mesmo uma refeição que não caiu bem pode fazer com que o estômago fique desregulado e produza mais ácido. Essa acidez pode ir para outras partes do sistema e irritar o esôfago e causar azia e refluxo, por exemplo. A água de coco com seus minerais nessas situações pode ajudar a acalmar o estômago e amenizar enjoos. Pode ajudar até na náusea de ressaca!

Veja mais:
Não é a mesma coisa! Descubra benefícios da água de coco e do coco seco e decida a melhor opção pra sua dieta
Água de coco e suco de uva é tudo igual? Chef aponta melhores produtos no mercado e resultado é surpreendente
Quais são os benefícios do suco de couve com limão?

Temas relacionados