Muitas vezes, quando vamos ao mercado, acreditamos que a diferença entre dois produtos pode estar apenas na embalagem e no preço, sem prestar atenção na tabela nutricional ou nos ingredientes… Esse é um erro que pode levar à escolha de opções nada saudáveis.
Para ajudar na busca por uma alimentação mais equilibrada, a chef Stephanie Etzel compartilha em seu Instagram uma série de vídeos em que mostra a diferença entre as principais opções de diferentes itens.
“A seleção de itens não foi feita para prejudicar ou difamar qualquer marca apresentada. Os produtos foram selecionados e avaliados levando em consideração qual é o mais saudável, menos industrializado, mais limpo e com ingredientes mais naturais. Todas as características foram avaliadas pelo rótulo apresentado no próprio produto, por avaliação da definição da legislação brasileira e passados pelo crivo técnico meu e da nutricionista Fernanda Lopes”, explicou.
Ela comparou duas versões de quatro bebidas diferentes disponíveis no mercado. Veja abaixo em detalhes as principais diferenças entre elas:
Água de coco integral é melhor do que água de coco reconstituída
Essa bebida traz composição rica em nutrientes essenciais para o corpo humano. Além de ser uma excelente fonte de hidratação, a água de coco contém eletrólitos naturais como potássio, sódio, cálcio e magnésio, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a transpiração, tornando-a uma opção natural para reidratação após o exercício físico.
Além disso, é baixa em calorias e açúcares naturais, o que a torna uma alternativa saudável às bebidas açucaradas. A presença de antioxidantes e outros compostos bioativos na água de coco também pode ajudar na proteção contra danos celulares e no fortalecimento do sistema imunológico. Contudo, nem todas as águas de coco são iguais.
Ao comprar, opte por água de coco integral, que traz a versão não diluída da bebida, e dispense as opções que trazem na embalagem que são “água de coco reconstituída”. “Ela é diluída com água potável e contém adição de açúcar e antioxidantes sintéticos”, explicou.
Chá preto com limão: escolha as versões mais naturais
A combinação da intensidade do chá preto com a acidez refrescante do limão parece resultar em uma bebida cheia de antioxidantes, como polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres e promovem a saúde cardiovascular, não é? Entretanto, as versões industrializadas precisam de um alerta importante.
Segundo a chef, as melhores escolhas são aquelas que tem menos ingredientes e também um teor de sódio mais baixo. Ela aponta que a versão da Lipton, uma das mais populares, traz 11 ingredientes, aromatizantes, conservantes e outros aditivos. Como opção saudável, ela sugere o chá 100% natural da Villa Piva. “Contém proteína natural dos ingredientes”, afirmou.
Suco de uva é diferente de bebida mista
O consumo regular de suco de uva faz muito bem à saúde porque a bebida, por conter uma alta concentração de antioxidantes, como os polifenóis, auxilia na proteção das células contra danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a saúde cardiovascular e reduzindo o risco de doenças crônicas. Além disso, o suco de uva é fonte de vitaminas, especialmente a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e minerais como potássio e ferro.
Contudo, a chef liga o alerta para a diferença entre suco integral de uva e bebida mista de uva e maçã adoçada. Esse segundo tipo geralmente tem muito açúcar e um baixo teor de suco propriamente dito. “O açúcar é o segundo ingrediente de maior volume na bebida”, afirmou.
Água saborizada x refrigerante sabor limão de baixa caloria
Outra confusão bastante comum de acontecer na ida ao mercado é a escolha de refrigerantes que parecem saudáveis e têm “pouca cara” de refrigerantes. Por isso, é importante ficar de olho na lista de ingredientes. “Eles contém 14 ingredientes, aromatizantes, conservantes e outros aditivos, além de um alto teor de sódio”, escreveu. Veja o vídeo completo a seguir e tire todas as dúvidas:
Veja mais:
- Esses alimentos ricos em proteína são muito mais baratos que whey protein; inclua já na lista do mercado;