Ir ao mercado pode ser complicado para quem está começando uma dieta ou mesmo buscando uma alimentação mais saudável. Opções que parecem ser saudáveis podem esconder conservantes, aditivos e outros elementos que prejudicam a nossa saúde. Então, que tal ganhar uma ajudinha de uma chef para entender quais são as melhores marcas e selecionar sem erro?
A chef Ste Etzel, que participou do MasterChef 2023, “desvendou” algumas das marcas mais populares em “guia de como escolher pães”.
“Os produtos foram selecionados e avaliados levando em consideração qual é o mais saudável, menos industrializado, mais limpo e com ingredientes mais naturais. Todas as características foram avaliadas pelo rótulo apresentado no próprio produto”, explicou a especialista. Além da chef, a nutricionista Fernanda Lopes ajudou nessa avaliação.
Pães brancos, do menos saudável para o mais saudável
Pão de forma Pullman tradicional
Contém conservantes e emulsificantes, além de glúten adicionado. “O açúcar é o segundo ingrediente de maior volume, depois da farinha”, analisou.
Pão de forma Seven Boys
Com sete ingredientes na receita, ele tem o açúcar é o segundo de maior volume, depois da farinha de trigo. "Contém conservantes e aromatizantes”, indicou.
Pão de forma tradicional Wickbold
“Composto por oito ingredientes e o açúcar é o segundo de maior volume, depois da farinha de trigo. Contém conservantes e aromatizantes”, afirmou a chef.
Pão de forma Wickbold DoForno Pão na Chapa
Ao contrário dos demais, essa opção não tem aromatizantes, mas também não é indicada pela especialista por ser “composto por seis ingredientes e o açúcar é o segundo de maior volume, depois da farinha”.
Pão de forma caseiro Padaria da Casa Santa Luzia
Com 8 ingredientes, esse pão foi um dos “aprovados” pela chef. “Com fermentação biológica, ele não possui aditivos”, afirmou.
Pão de forma clássico Tartapão
Com fermentação natural de 24 horas e apenas quatro ingredientes naturais, essa foi a opção considerada mais saudável pela especialista. “É um produto orgânico e vegano e não tem nenhum aditivo”, afirmou.
Pães integrais, do menos saudável para o mais saudável
Pão Bauducco de fermentação natural
Com 8 ingredientes, ele tem o açúcar como o segundo mais usado, apenas atrás de diferentes tipos de farinha. “Contém conservantes, glúten adicionado e é 36% integral, por conta das farinhas e da linhaça marrom”, indicou a especialista.
Pão 13 grãos Pullman
Com 29 ingredientes, ele tem dois tipos de açúcar adicionados e diferentes aditivos: conversantes, emulsificantes e espessantes e melhoradores para a farinha. “É 52% integral, com trigo, aveia, milho, girassol ,quinoa, soja, milheto e cevada”, listou.
Pão Saudável Nutrivita
Apesar de não levar açúcar na receita, esse pão não foi aprovado pela chef como muito saudável por conter “glúten adicionado, conservantes e melhoradores de farinha”.
Pão de forma Casa Victoriana
Com 12 ingredientes, ele contém glúten adicionado. “Contém conservantes e é 32% integral, só trigo”, escreveu.
Pão de forma integral Padaria da Casa Santa Luzia
Feito com 12 ingredientes, ele leva fermento biológico e natural. “Contém emulsificantes e melhoradores de farinha, mas é 63% integral (trigo, linhaça marrom e cevada)”, indicou.
Pão Tartapão Multigrãos Orgânico
Essa foi a opção mais saudável apontada pela chef, com 19 ingredientes naturais e fermentação natural de 24 horas. “Não contém aditivos e tem trigo, aveia, semente de girassol, semente de abóbora, gergelim integral e chia”, pontuou a especialista. Confira o vídeo completo abaixo:
Veja mais:
- Nunca deixe o pão de forma em cima da geladeira! Entenda o motivo e descubra jeito certo de guardar;