O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Quem não gosta de começar o dia com um pão quentinho e uma xícara de café? No Brasil, consumimos muito o pão francês (pão de sal, pão careca, pão carioquinha ou cassetinho) e o pão de forma. Se você está acostumado a sempre consumir um pão francês quentinho, você já deve ter percebido que ele endurece depois de pouquíssimas horas, enquanto o pão de forma dura dias. Quer saber por que isso acontece? Vem que o TudoGostoso te conta por que o pão francês endurece e o pão de forma não.
Pão francês
Afinal, por que o pão francês endurece?
O pão francês que consumimos é fresco, feito em várias fornadas durante o dia inteiro. Dessa maneira, ele não possui nenhum tipo de conservante ou outros produtos para aumentar o seu prazo de validade. Por isso é comum que ele fique ressecado depois de pouco tempo. Agora, se o seu pão francês ressecou, veja no TudoGostoso as dicas de como aproveitar pão amanhecido!
O mesmo não pode ser dito do pão de forma, pois ele contém substâncias que servem para prevenir o mofo, manter a maciez por mais tempo e aumentar o prazo de validade. No entanto, os pães de forma feitos em casa endurecem tão rápido quanto o pão francês, já que são produzidos sem nenhum conservante. Quer saber como fazer essa delícia em casa? Confira a receita a seguir!
Receita de pão de forma
1 kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
600 ml de água morna
1 colher (chá) de sal
4 ovos
50 g de fermento biológico
Pão de forma
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha, até ficar homogêneo.
Despeje a mistura em um recipiente e acrescente a farinha de trigo aos poucos.
Misture bem com as mãos até formar uma massa lisa.
A textura da massa desse pão é mole, apenas um pouco mais firme que a massa de bolo.
Divida a massa em duas formas para pão e cubra-as com um pano úmido.
Deixe descansar por cerca de meia hora para que dobre de tamanho.
Leve para assar em forno preaquecido a 180º C até dourar.
Pão de forma caseiro