• Entrar
  • Cadastrar
Esse é um problema que quem come pão francês todos os dias pode ter

O pão francês está entre os alimentos que podem gerar um consumo de sódio em excesso. Entenda em detalhes!

Esse é um problema que quem come pão francês todos os dias pode ter

Entenda perigo do consumo de pão francês em excesso (Foto: Shutterstock)

Um pão francês quentinho e macio é um dos alimentos preferidos pelos brasileiros para diferentes horas do dia: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que o consumo per capita deste tipo de pão foi de 53g por dia, o que dá aproximadamente uma unidade por dia. Mas a verdade é que muitas vezes é impossível comer um só… e é aí que está um perigo nutricional.

Quanto de sal tem um pão francês?

O pão francês é um dos alimentos que contribui para a ingestão de sódio pela população brasileira: uma unidade (com 50g, em média) apresenta, aproximadamente, 320mg de sódio, que já equivale a 16% do consumo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 2 gramas (5 gramas de sal).

Aqui, vale o alerta de que sal e sódio não são a mesma coisa: o sal é um ingrediente composto pelos elementos cloreto e sódio: quarenta por cento (40%) do sal é constituído por sódio e, como o sal é frequentemente usado na cozinha, se torna a principal fonte de sódio da alimentação.

Isso significa que, ao comer 2 pães franceses no café da manhã - sem contar o sódio adicionado em possíveis complementos, como requeijão ou manteiga -, por exemplo, você já ingeriu quase um terço do percentual de sódio recomendado para todo o dia.

O que acontece quando uma pessoa come muito sal?

Tendo em vista que o sal é o principal fornecedor de sódio na dieta, o consumo excessivo desse mineral pode acarretar uma série de prejuízos significativos para a saúde. Um dos principais problemas associados ao alto consumo de sódio é o aumento da pressão arterial.

O sódio retém água no organismo, o que aumenta o volume de sangue circulante e, consequentemente, eleva a pressão nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas.

Além disso, o excesso de sódio na dieta também pode levar à retenção de líquidos, resultando em inchaço e desconforto, especialmente nas extremidades do corpo. Esse aspecto pode ser especialmente problemático para pessoas com condições médicas como insuficiência cardíaca ou doença renal, que já têm dificuldade em lidar com o excesso de fluidos. O sódio em excesso também pode sobrecarregar os rins, levando a danos e aumentando o risco de desenvolver doença renal crônica.

É saudável comer pão francês?

Diante disso, você pode estar se perguntando: então devo retirar o pão francês do cardápio? A melhor solução nesse caso é optar por versões de pão francês com teor reduzido de sódio ou mesmo preparar pão caseiro com menos sal.

É possível também equilibrar o consumo de pão com alimentos frescos e naturais, como vegetais, frutas e proteínas magras, que naturalmente possuem menor teor de sódio, afinal o equilíbrio deve ser a chave de uma alimentação balanceada.


Veja mais:

- Pão francês é vegano? Descubra a resposta e aprenda a fazer pão vegano em casa;

- Esse de pão de tapioca delicioso é um bom substituto para não comer pão francês todo dia;

- Tapioca, cuscuz ou pão francês: você sabe qual é a melhor opção para emagrecer?

Temas relacionados