Todo mundo diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Não se alimentar pela manhã afeta o nosso corpo, atrapalhando o desempenho cerebral e desregulando o humor. Inclusive, um estudo recente do The Journal of American College of Cardiology (JACC) revelou que comer menos do que 5% do total de calorias diárias recomendadas no café da manhã aumenta o risco de acúmulo de colesterol e outras substâncias em nossas artérias (aterosclerose).
É claro, porém, que uma refeição rica em açúcares refinados e gorduras saturadas está longe de ser ideal. Então, o que devemos comer pela manhã para começar o dia da melhor forma possível? Segundo uma prestigiada médica cardiologista Leticia Fernández-Friera, o café da manhã perfeito deve ter, pelo menos, 5 alimentos cardioprotetores específicos. Descubra que alimentos são esses aqui!
Nem café, nem pão: 5 alimentos que vão proteger seu coração pela manhã
Quem mora no Brasil sabe que a mesa do café da manhã quase sempre tem pão e café fresquinho. No entanto, se você realmente quer proteger o seu coração, está na hora de incluir outros alimentos na sua rotina.
Nozes
Graças às fibras, ômega-3, proteínas, minerais e antioxidantes presentes em sua composição, as nozes são conhecidas pela sua capacidade de melhorar os níveis de “colesterol bom” (HDL) e têm propriedades anti-inflamatórias, que são características importantes na prevenção de doenças cardiovasculares.
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas, como o morango, cereja, amora, mirtilo e framboesa, contém flavonóides e outros antioxidantes que ajudam a controlar a pressão arterial. As antocianinas presentes nessas frutas também reduzem o risco de ataques cardíacos.
Azeite extra virgem
Os ácidos graxos e antioxidantes do azeite extra virgem são ótimos para quem quer manter os níveis de LDL, também conhecido como o “colesterol ruim”, sob controle. Além disso, essas substâncias ajudam a manter a aterosclerose e outras doenças crônicas longe!
Salmão
Rico em ômega-3 e antioxidantes, o salmão é famoso como uma fonte de “colesterol bom”. Embora esse peixe seja muito calórico, você só precisa de uma pequena porção no café da manhã para proteger seu coração e ficar saciado até a próxima refeição.
Leguminosas
Já explicamos a diferença entre leguminosas e oleaginosas no TudoGostoso. Os dois tipos de alimentos são ótimas alternativas para o coração, mas Fernández-Friera destacou, em particular, a farinha de grão-de-bico, que é uma leguminosa, pelos seus benefícios à saúde cardiovascular, como o controle do colesterol e menor risco de infartos.
Veja mais!
Essa é a melhor hora do dia para tomar café e obter o máximo de benefícios (não é logo que acorda!)
O petisco que tem mais fibras do que o kiwi é recomendado por médicos para reduzir os níveis de açúcar