• Entrar
  • Cadastrar
Nem café, nem pão: esse é o café da manhã perfeito para uma prestigiada médica cardiologista, anota aí!

Pode estar na hora de repensar seus hábitos alimentares se você quer proteger seu coração. Conheça os melhores alimentos para incluir no café da manhã, segundo uma especialista.

Nem café, nem pão: esse é o café da manhã perfeito para uma prestigiada médica cardiologista, anota aí!

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e é preciso potencializá-la com alimentos cardioprotetores (Créditos: Shutterstock) 

Todo mundo diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Não se alimentar pela manhã afeta o nosso corpo, atrapalhando o desempenho cerebral e desregulando o humor. Inclusive, um estudo recente do The Journal of American College of Cardiology (JACC) revelou que comer menos do que 5% do total de calorias diárias recomendadas no café da manhã aumenta o risco de acúmulo de colesterol e outras substâncias em nossas artérias (aterosclerose).

É claro, porém, que uma refeição rica em açúcares refinados e gorduras saturadas está longe de ser ideal. Então, o que devemos comer pela manhã para começar o dia da melhor forma possível? Segundo uma prestigiada médica cardiologista Leticia Fernández-Friera, o café da manhã perfeito deve ter, pelo menos, 5 alimentos cardioprotetores específicos. Descubra que alimentos são esses aqui!

Nem café, nem pão: 5 alimentos que vão proteger seu coração pela manhã

Quem mora no Brasil sabe que a mesa do café da manhã quase sempre tem pão e café fresquinho. No entanto, se você realmente quer proteger o seu coração, está na hora de incluir outros alimentos na sua rotina.

Nozes

Graças às fibras, ômega-3, proteínas, minerais e antioxidantes presentes em sua composição, as nozes são conhecidas pela sua capacidade de melhorar os níveis de “colesterol bom” (HDL) e têm propriedades anti-inflamatórias, que são características importantes na prevenção de doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como o morango, cereja, amora, mirtilo e framboesa, contém flavonóides e outros antioxidantes que ajudam a controlar a pressão arterial. As antocianinas presentes nessas frutas também reduzem o risco de ataques cardíacos.

Azeite extra virgem

Os ácidos graxos e antioxidantes do azeite extra virgem são ótimos para quem quer manter os níveis de LDL, também conhecido como o “colesterol ruim”, sob controle. Além disso, essas substâncias ajudam a manter a aterosclerose e outras doenças crônicas longe!

Salmão

Rico em ômega-3 e antioxidantes, o salmão é famoso como uma fonte de “colesterol bom”. Embora esse peixe seja muito calórico, você só precisa de uma pequena porção no café da manhã para proteger seu coração e ficar saciado até a próxima refeição.

Leguminosas

Já explicamos a diferença entre leguminosas e oleaginosas no TudoGostoso. Os dois tipos de alimentos são ótimas alternativas para o coração, mas Fernández-Friera destacou, em particular, a farinha de grão-de-bico, que é uma leguminosa, pelos seus benefícios à saúde cardiovascular, como o controle do colesterol e menor risco de infartos.

Veja mais!
Essa é a melhor hora do dia para tomar café e obter o máximo de benefícios (não é logo que acorda!)
O petisco que tem mais fibras do que o kiwi é recomendado por médicos para reduzir os níveis de açúcar

Temas relacionados