• Entrar
  • Cadastrar
O petisco que tem mais fibras do que o kiwi é recomendado por médicos para reduzir os níveis de açúcar

Estudo abre novas possibilidades no combate a distúrbios metabólicos em pessoas diabéticas e com obesidade

O petisco que tem mais fibras do que o kiwi é recomendado por médicos para reduzir os níveis de açúcar

Saiba qual petisco é um alimento promissor para a regulação do açúcar no sangue (Foto: Shutterstock)

O kiwi é uma fruta bastante recomendada pelos especialistas na dieta devido ao seu alto teor de fibras, o que a torna uma importante aliada para a saúde digestiva. Talvez você já saiba, mas é sempre bom lembrar que as fibras encontradas no kiwi ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo a constipação.

Elas auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue, por isso as fibras são essenciais para a saúde cardiovascular. Mas você sabia que essa fruta tem um forte concorrente neste aspecto?

Se trata de um fruto de uma única semente, rico em fibras, ácidos graxos monoinsaturados e insaturados e vitamina E, conforme destaca a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN). Entenda por que este petisco é uma boa opção para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Petisco ganha do kiwi na concentração de fibras

Se você está curiosa para saber qual é esse fruto, não tem mistério: estamos falando das azeitonas, que também são importantes fontes de fibras (100g possui 3,2g), o que demonstra ter um teor maior em relação ao kiwi, que pode cobrir até 10% das metas nutricionais diárias.

A vitamina E das azeitonas contribui para a proteção das células contra os danos oxidativos e o seu consumo regular pode ajudar no controle dos níveis de açúcar em pessoas pré-diabéticas ou diabéticas, o que a torna, ainda, uma boa amiga de um peso saudável.

Comer azeitona ajuda a controlar o diabetes e o peso

A azeitona também conta com o ácido oleico na sua composição. Ele ajuda a promover a assimilação da insulina. Este é um composto natural derivado da oleuropeína, presente nas azeitonas e no azeite extravirgem. O seu consumo tem apresentado resultados promissores no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

Num estudo recente realizado em ratos obesos e diabéticos, percebeu-se que o ácido elenólico contribuiu para uma redução significativa do peso corporal e melhorou significativamente a regulação do açúcar no sangue.

Dongmin Liu, professor do Departamento de Nutrição Humana, Alimentação e Exercício da Virginia Tech, é responsável pelo estudo e abre novas possibilidades no combate a esses distúrbios metabólicos.

A azeitona é um alimento bastante saudável e ideal para qualquer dieta, basta consumi-lo com moderação. Embora muita gente acredite que o seu consumo estimule o ganho de peso, é bom saber que esse alimento tem um valor relativamente baixo em calorias: 100g de azeitonas verdes têm cerca de 120 calorias.

O consumo deve ser equilibrado, em especial entre as pessoas com hipertensão, pelo seu alto teor de sódio (devido à salmoura utilizada para conservá-las).

Veja mais!

Se você sofre de diabetes, você precisa fazer isso durante as refeições, segundo cientista

Benefícios de comer Kiwi com casca: descubra vantagens e o jeito certo de consumir a fruta inteira

Temas relacionados