Um pãozinho francês pela manhã é praticamente irresistível, não é? Só que essa pode não ser a melhor escolha para você começar o seu dia, pois ele é feito com farinha de trigo, que é rica em carboidratos, açúcar e amido. Você poderia trocá-lo por uma ou duas fatias de pão de centeio, por exemplo. Inclusive, já indicamos 7 opções para substituir a farinha de trigo na dieta e ter uma alimentação mais saudável no TudoGostoso! Porém, às vezes, é bom saber por que não deveríamos comer algo. Veja 7 motivos para não comer farinha de trigo no café da manhã.
Quais são os motivos para evitar farinha de trigo pela manhã?
A farinha de trigo costuma ser usada em alimentos ultraprocessados, como pães, bolos, biscoitos e tortas, que estão associados, dentre outras coisas, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Mas esse não é o único aspecto preocupante desse ingrediente!
Contém glúten
Se você tem restrições alimentares ou doença celíaca, não é recomendado que você coma alimentos com farinha de trigo. Em geral, eles vão conter glúten, uma proteína que seu corpo provavelmente tem dificuldade de processar e pode resultar em reações adversas.
Não dá saciedade
Durante o processo de refinamento do alimento, a farinha de trigo perde muitos nutrientes. Dentre eles, as fibras, que são uma das principais responsáveis pela nossa sensação de saciedade. Então, ao comer, podemos exagerar na quantidade a fim de saciar nossa fome.
Problemas gastrointestinais
As fibras também são fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Sem elas, podemos sofrer com constipação, náuseas e diarreia.
Ossos e dentes mais fracos
Alimentos derivados de cereais, como a farinha de trigo, podem atrapalhar a absorção de cálcio, que é responsável pelo fortalecimento dos ossos e dentes, em nosso organismo.
Pré-diabetes e diabetes
O consumo de farinha de trigo faz que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente. Se for consumido, isso significa que o corpo pode se tornar resistente à insulina, resultando em um quadro de pré-diabetes ou diabetes.
Aumento do “colesterol ruim”
As taxas elevadas de açúcar na corrente sanguínea também podem ocasionar piora dos níveis de “colesterol ruim” (LDL) e de triglicerídeos em nosso organismo, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Inflamações
A decomposição acelerada de carboidratos e açúcares da farinha de trigo leva à picos de açúcar, que acabam ativando o sistema imunológico e causando a produção de citocinas pró-inflamatórias.
Veja mais!
Nada de café, suco de fruta ou suplementos: com essa bebida você vai se sentir cheio de energia imediatamente
Esse chá incrível protege seu cérebro da passagem do tempo: beba todos os dias e retarde o envelhecimento