• Entrar
  • Cadastrar
Sou cardiologista e garanto: "Pessoas que tomam café apenas pela manhã têm maior expectativa de vida"
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Especialista explica que todos os benefícios para quem só bebe o café pela manhã podem ser perder se o consumo for inadequado

Sou cardiologista e garanto: "Pessoas que tomam café apenas pela manhã têm maior expectativa de vida"

Estudo indica que pessoas que bebem café apenas durante a manhã têm maior longevidade (Foto: Shutterstock)

É verdade que o café aumenta a pressão arterial? Por muitos anos essa questão foi associada aos possíveis efeitos controversos da bebida, mas finalmente estudos mostraram que o café pode ser um aliado eficiente para uma longevidade saudável.

A presença da cafeína é um dos motivos que explica os efeitos benéficos, pois ajuda o corpo a funcionar quando ele precisa. No entanto, o consumo inadequado pode causar prejuízos, principalmente para pessoas com mais de 60 anos.

O cardiologista espanhol Aurelio Rojas (@doctorrojass), popular nas redes sociais, faz uma provocação: "Beber café neste momento pode estar encurtando sua vida?"

Segundo ele afirma, alguns horários não são compatíveis com o consumo de cafeína. Entenda os motivos!

O horário do consumo de café pode afetar o metabolismo

Você deve estar se perguntando sobre quais horários não é recomendado o consumo de cafeína. E esse detalhe não tem a ver apenas com os impactos no sono.

A verdade é que a hora em que você consome o café também pode afetar os efeitos metabólicos desejados. O especialista cita um estudo publicado no European Heart Journal.

Segundo a pesquisa, beber café apenas pela manhã reduz o risco de morte por problemas cardíacos em até 31% e o risco de morte prematura em 17%. Mas se você continuar bebendo café ao longo do dia, os benefícios desaparecem, afirma o médico.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que beber café à tarde ou à noite pode alterar os ritmos circadianos, afetando os hormônios essenciais para a vigília e o descanso - melatonina e cortisol.

Os efeitos são o aumento da inflamação e da pressão arterial, elevando o risco cardiovascular. "Pessoas que tomam café apenas pela manhã têm maior expectativa de vida e menores chances de sofrer um ataque cardíaco", afirma.

Consumir café à tarde pode aumentar o estresse, sugere cardiologista

Tomar café à tarde pode estimular o aumento do estresse e, desta forma, dificultar o descanso.

"O café demonstrou efeitos benéficos para o coração, como redução do risco de diabetes, melhora da perda de peso e melhora da saúde cardiovascular graças ao seu poderoso efeito antioxidante", destaca o cardiologista.

E ainda que muita gente possa se surpreender, os mesmos benefícios podem ser encontrados no café descafeinado, recomendado para pacientes com hipertensão.

Um grande estudo publicado em 2017 no The BMJ, sobre os efeitos do café na saúde, mostrou que quem costuma beber café tem menor mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares do que os que não o bebem.

O seu consumo também está associado a uma menor presença de uma série de patologias, como neurológicas, metabólicas, hepáticas, entre outras.

A pesquisa buscava esclarecer os mitos negativos sobre o café, mas especialistas afirmam que quem não costuma beber café não precisa começar a consumir apenas por causa dos seus benefícios apontados.

Veja mais!

Nem 1, nem 2: esse é o número de xícaras de café e chá que você deve tomar por dia para proteger seu coração

Nem cortar sono, nem ganhar energia: esse é um grande benefício de tomar café todos os dias que poucos sabem

Temas relacionados