• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista e garanto: esse alimento é a estrela quando o assunto é magnésio e aqui está como adicioná-lo ao cardápio
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Esse alimento auxilia a saúde cardiovascular e dos ossos, além de melhorar o humor e o sono

Sou nutricionista e garanto: esse alimento é a estrela quando o assunto é magnésio e aqui está como adicioná-lo ao cardápio

Confira algumas maneiras fáceis de incorporar esse alimento no dia a dia (Foto: Shutterstock)

Embora muita gente opte por incorporar o magnésio na alimentação a partir do uso de suplementos, alguns alimentos são altamente ricos neste mineral e podem complementar as doses diárias recomendadas.

Esse mineral é essencial para a saúde geral, pois apoia diversas reações enzimáticas que mantêm nosso corpo funcionando adequadamente.

Se você consome esse nutriente em quantidades insuficientes, o primeiro passo é incluir mais alimentos ricos em magnésio à dieta.

De acordo com a Dra. Natalie Azar, colaboradora médica da NBC News, "o magnésio é o que se chama de 'co-fator' em mais de 300 processos biológicos diferentes".

Qual a quantidade de magnésio deve ser consumida por dia

O magnésio é essencial para diversas funções do corpo, como produção de energia, síntese de proteínas, funcionamento muscular e nervoso, controle da glicose, regulação da pressão arterial, saúde óssea, sono, exercícios e humor.

"O magnésio também controla a glicose no sangue, ajuda a regular a pressão arterial e é extremamente importante para o desenvolvimento ósseo", explica Azar.

Está presente naturalmente em alimentos, suplementos e alguns medicamentos. A recomendação diária é de 400-420 mg para homens e 310-320 mg para mulheres.

O lanche com maior concentração de magnésio

A nutricionista Joy Bauer destacou ao Today que muitos alimentos saborosos são ricos em magnésio, com as sementes sendo uma das melhores fontes, especialmente uma em particular.

"As sementes de abóbora são a superestrela quando se trata de magnésio", afirmou, ressaltando que esses alimentos são potências nutricionais.

Uma porção de 30 gramas de sementes de abóbora torradas fornece 163 calorias e os seguintes nutrientes:

  • Proteína: 8,5 gramas
  • Gordura: 14 gramas
  • Carboidratos: 4 gramas
  • Fibra: 2 gramas
  • Magnésio: 156 miligramas

Segundo a especialista, uma porção de sementes de abóbora fornece quase 40% do valor diário de magnésio, além de proteínas, gorduras saudáveis, fibras e micronutrientes.

Quais são os benefícios da semente de abóbora

As sementes de abóbora são uma das sementes mais saudáveis para consumo. Devido ao alto teor de magnésio, elas podem ajudar a reduzir a pressão arterial, apoiar ossos fortes e promover o sono.

  • As sementes são uma das principais fontes de proteína de origem vegetal e contêm todos os nove aminoácidos essenciais;

  • Elas são consideradas uma "proteína antialérgica" para pessoas que precisam evitar soro de leite, soja ou produtos à base de nozes;

  • As sementes de abóbora são ricas em gorduras insaturadas consideradas boas, pois contribuem para a saúde do coração ao reduzir o colesterol ruim (LDL);

  • Elas também são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3 anti-inflamatórios;

  • Essas sementes são ricas em zinco, o que as torna um lanche que fortalece o sistema imunológico;

  • A nutricionista acrescenta que elas também são boa fonte de ferro de origem vegetal, além de fornecem antioxidantes e compostos vegetais benéficos.

Veja como incorporar as sementes de abóbora às refeições

Embora possa parecer um alimento complexo para consumo, essas dicas fáceis vão te ajudar a incorporar as sementes de abóbora no cardápio sem complicações, afinal, essas sementes podem ser apreciadas cruas ou assadas, como um snack crocante delicioso e saudável.

O que muita gente não imagina é que essas sementes podem ser adicionadas a iogurtes, sopas e saladas, garantindo crocância e potencializando o fator nutricional de cada alimento.

Você também pode usá-las em smoothies e molhos, por exemplo, e se beneficiar dos seus nutrientes.

Veja mais!

O que acontece com seu corpo se comer semente de abóbora todos os dias? Nutricionista explica os benefícios desse superalimento

Aprenda como REAPROVEITAR as sementes de abóbora preparando receitas deliciosas

Temas relacionados