
Se você tem o hábito de retirar apenas a parte mofada dos alimentos, nutricionista alerta para não fazer isso (Fotos: Shutterstock, Canva)
O que você faz quando se depara com aquele pão maravilhoso com algumas pontinhas de mofo? E quando descobre que os tomates separados para a sua receita estão com algumas partes mofadas?
Para muita gente, descartar as partes mofadas de um alimento é suficiente para consumi-lo como se não tivesse nada de errado.
No entanto, essa não é a melhor atitude, conforme ressalta a nutricionista Elisa Blázquez, que dá algumas orientações para evitar que os alimentos mofem. Entenda por quê.
O jeito certo de armazenar os alimentos na geladeira
A especialista lembra que a maioria dos alimentos tem uma data de validade, mas isso é bem diferente de consumir um alimento mofado. Os alimentos podem ser consumidos mesmo depois da data indicada.
"O iogurte tem uma data de validade. Não é perigoso consumi-lo após essa data. Por outro lado, a data de validade é colocada em carne fresca, peixe fresco... Alimentos nos quais microrganismos e toxinas podem crescer'', afirmou a especialista no programa espanhol Mañaneros.
Com relação ao pão de forma, a nutricionista explicou que, depois de abertos, esses tipos de produtos têm validade de apenas dois ou três dias e devem ser descartados.
O problema de consumir alimentos com mofo
E quando você percebe que uma parte do alimento está mofada, basta retirar a parte afetada ou descartá-la totalmente? A nutricionista afirma que o recomendado é descartar "tudo".
"Quando um alimento, por exemplo, uma fruta ou um tomate, tem mofo, é muito importante jogá-lo fora inteiro, porque o mofo é o que você vê, mas ele tem uma série de micélios que podem se espalhar para o resto do alimento e ser perigoso", alerta.
Veja mais!
É por isso que o seu pote de vidro mofa: com essa dica simples, os seus potes vão durar pra sempre
O pão fica fresquinho e livre de mofo por mais tempo se você armazenar desse jeito!