• Entrar
  • Cadastrar
10 alimentos que você pode comer mesmo fora da data de validade

Nem todos os alimentos têm uma data de validade. Veja quais produtos podem ser consumidos mesmo fora do prazo de vencimento presente no rótulo.

10 alimentos que você pode comer mesmo fora da data de validade

Veja quais são os alimentos que não estragam mesmo fora da data de validade. (créditos: Shutterstock)

A data de validade de um alimento corresponde ao tempo que ele é considerado seguro para consumo. Esse prazo é determinado pelo próprio fabricante do produto com base no guia de segurança alimentar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, segundo o mesmo documento, alguns alimentos e bebidas podem ser consumidos mesmo depois de vencidos, pois não oferecem riscos à saúde, desde que sejam armazenados de forma adequada.

Veja a seguir quais são os alimentos que não estragam mesmo fora da data de validade.

Extrato de baunilha

Se você gosta de preparar receitas de bolo, não se preocupe quando o seu extrato de baunilha aparecer vencido. Por ser feito de álcool, ele permanece fresco por muito tempo. No entanto, não podemos dizer o mesmo da essência. Como ela é um produto artificial, a conservação não é a mesma. Portanto, essa sim deve ser descartada após o prazo de validade. O mais vantajoso, nesse caso, é comprar o extrato, mesmo que seja um pouco mais caro.

Xarope de bordo (Maple syrup)

O xarope de bordo é um adoçante natural que não possui prazo de validade. Ele dura bastante tempo mesmo depois de aberto, contanto que seja mantido na geladeira. Também é importante manter o xarope em um recipiente hermético para evitar a entrada de ar e umidade, o que pode acelerar a deterioração.

Arroz

O arroz cru do tipo branco, selvagem, arbório, jasmine e basmati podem ser consumidos por tempo indeterminado. Por ser um grão seco, ele pode ter uma vida útil bastante longa, desde que armazenado corretamente. Já no caso do arroz integral é preciso respeitar a data de validade. Como ele tem um teor maior de gordura, o grão costuma ficar rançoso com o passar do tempo.

Independente do tipo de arroz, é fundamental armazenar o alimento em um recipiente fechado, para não permitir a entrada de insetos.

Feijão

O feijão cru também pode ser conservado por tempo indeterminado. Assim como o arroz, a leguminosa conserva seu valor nutricional mesmo depois de passar da data de validade indicada na embalagem. O único problema é que o grão envelhecido demora mais para amolecer e necessita de um tempo maior no cozimento. Mas lembre-se que os grãos devem ser conservados em local seco e sem umidade.

Café

O café tem uma data de validade indicada na embalagem, mas pode ser consumido por tempo indeterminado. Como ele é sensível ao oxigênio, luz e altas temperaturas, o produto tende a perder um pouco do seu sabor e o aroma com o passar do tempo. Por isso, os fabricantes determinam um prazo de vencimento. Contudo, se você conservá-lo no próprio pacote ou dentro de um recipiente hermeticamente fechado e na geladeira, é possível preservar suas características sensoriais mesmo depois de vencido.

Sal

O sal é um mineral e, por si só, não estraga. Portanto, o tempero não possui uma data de validade como muitos outros produtos alimentícios. Na maioria dos casos, ele pode ser consumido mesmo depois de “vencido”, desde que seja armazenado adequadamente.

No entanto, o sal iodado deve ser consumido de acordo com o prazo de vencimento. Com o passar do tempo, o iodo se evapora e o sal perde sua qualidade útil. Já o sal kosher ou sal marinho duram muitos anos.

Açúcar

O açúcar em sua forma pura e seca, como açúcar refinado ou cristal, não tem prazo de validade. O alimento é um ambiente hostil para o crescimento de bactérias e fungos. Mesmo assim é importante mantê-lo mantido em recipiente fechado e armazenado em local seco e sem umidade. Vale ressaltar que se o seu açúcar for invadido por formigas, ele deve ser descartado. O inseto é um vetor de diversos microrganismos que podem contaminar o alimento.

Vinagre branco

O vinagre branco não tem uma validade para consumo desde que seja bem conservado. Por conta do seu teor ácido, o ingrediente possui propriedades antimicrobianas que impedem o crescimento de bactérias e fungos. No entanto, para garantir a sua qualidade, ele deve ser conservado em um pote de vidro com tampa e em local fresco longe da luz direta do sol.

Amido de milho

O amido de milho pode ser consumido depois da data de validade. Você só precisa ter alguns cuidados com seu armazenamento para preservar sua qualidade ao longo do tempo. O alimento deve ficar em um local seco e fresco, longe da umidade e luz direta do sol.

Bebidas destiladas

As bebidas alcoólicas como vodka, whisky, rum e conhaque não perdem sua qualidade com o passar do tempo. Isso acontece porque o álcool atua como um conservante natural que impede o crescimento de bactérias e fungos, ajudando a manter a integridade das bebidas por um longo período. Elas até podem sofrer alterações no sabor, aroma ou cor com o passar do tempo, mas seu consumo não oferece riscos à saúde.

Veja também:

Aprenda a conservar e armazenar alimentos na sua casa em diversas ocasiões
Você pode congelar alimentos perto da data de validade?

Temas relacionados