• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista e garanto “comer aveia todos os dias é uma das melhores escolhas para a sua saúde”
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Saiba mais sobre os benefícios nutricionais da aveia e por que você deveria incluir o alimento no seu cardápio todos os dias. 

Sou nutricionista e garanto “comer aveia todos os dias é uma das melhores escolhas para a sua saúde”

Aqui está o porquê você deve comer mais aveia, segundo uma nutricionista. (créditos: Shutterstock)

A aveia é um grão integral que pode ser consumido de várias maneiras. Seja em flocos, grãos ou farelo, o alimento cai bem como acompanhamento de frutas, iogurtes, vitaminas ou usado em receitas como panquecas e bolos. Para além da sua versatilidade, o ingrediente também chama atenção pelo seu alto valor nutricional.

Rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio, a aveia é conhecida por ajudar na digestão, controlar o colesterol e fornecer energia de forma equilibrada. Por isso, se você quer ser mais saudável, não hesite em incluir este grão no seu cardápio.

E quem diz isso, não somos nós do TudoGostoso, mas a nutricionista Jenna Volpe. Em entrevista para o site Real Simple, a especialista listou alguns dos motivos para comer mais aveia todos os dias. “Esses pequenos grãos são muito saudáveis, dependendo do tipo e método de preparação”.

Benefícios da aveia para a saúde

A aveia é um cereal que pode ser encontrada em tipos variados de acordo com a moagem dos grãos. A forma mais popular é em flocos, obtida por meio da prensagem dos grãos. Além disso, também temos o farelo que, por sinal, é o campeão em fibras comparado com outros tipos de processamentos.

De acordo com a nutricionista Jenna Volpe, embora existam algumas diferenças nutricionais entre as variedades de aveia, elas são bem pequenas. Portanto, independente do tipo que você escolher, o grão sempre será incrivelmente nutritivo e oferece muitos benefícios à saúde. Aqui está o porquê você deve comer mais aveia.

É fonte de carboidratos complexos

Os carboidratos têm uma fama de vilões, mas eles fornecem ao corpo sua principal fonte de energia — glicose. No caso da aveia, ela fornece o tipo “bom” de carboidratos chamados carboidratos complexos. Segundo Jenna, os carboidratos complexos servem como uma fonte de energia mais duradoura, ou seja, que não queima rapidamente como carboidratos simples. “Como eles são digeridos lentamente, os carboidratos complexos da aveia liberam energia lentamente ao longo de várias horas”, diz a nutricionista. Então, quando você come aveia, você não terá um aumento nem uma queda brusca de açúcar.

É uma grande aliada da saúde intestinal

A fibra é um nutriente essencial para a saúde intestinal. No entanto, um levantamento feito pelo Departamento de Clínica Médica da UFMG revelou que a dieta do brasileiro deixa a desejar no que diz respeito ao consumo desse nutriente. Para obter mais fibras, coma mais aveia, sugere Volpe. “A fibra solúvel na aveia fortalece a microbioma intestinal e promove a regularidade do trânsito intestinal, prevenindo a constipação”, explica ela.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Como a aveia contém fibras solúveis, ela é digerida lentamente, o que leva a níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Por isso, até mesmo pessoas com diabetes tipo 2 podem desfrutar de uma tigela de aveia. “O segredo é evitar açúcares adicionados”, enfatiza Volpe. Então, ao escolher o produto no supermercado, evite aquelas que contenham a adição de açúcares artificiais. Outra dica é dar preferência pela aveia na forma de flocos ou farelo, pois elas contêm mais fibras e são menos processadas.

Ajuda a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas

A aveia também é uma grande aliada da saúde do coração. “A aveia contém um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana”, diz Bannan. Um ensaio desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford, em 2021, revelou que consumir uma bebida com aveia todas as manhãs ajuda a reduzir significativamente tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o risco de doenças cardiovasculares. “O β-glucano se liga aos ácidos biliares ricos em gordura e os remove do corpo, reduzindo assim o colesterol”, explica a nutricionista.

A aveia pode ajudar no controle de peso

Alimentos ricos em fibras, como a aveia, demoram mais tempo para serem digeridos e, consequentemente, prolongam a sensação de saciedade. Esse efeito tem um efeito muito positivo no controle de peso. “A fibra mantém você se sentindo mais satisfeito por mais tempo e aumenta a saciedade, o que pode evitar comer demais”, diz Volpe. “O beta-glucano na aveia também retarda a digestão e promove a saciedade, apoiando ainda mais um plano de controle de peso saudável”, ela acrescenta.

Como comer mais aveia

Aveia é um alimento extremamente versátil. Há muitos tipos diferentes de aveia —instantânea, em flocos, farelos, farinha, entre outros — e você pode apreciá-la crua, de molho ou cozida. Para aproveitar ao máximo os seus benefícios, o ideal é escolher a aveia integral e menos processada, pois ela é mais rica em fibras.

“Opte por aveia minimamente processada, como a aveia cortada em aço, já que ela tem um índice glicêmico menor. Aveia em flocos também é uma escolha sensata”, diz Volpe. A nutricionista também indica a aveia instantânea, menos para diabéticos, pois ela é a forma mais processada do grão e tem índice glicêmico maior.

Preparar aveia é bem simples. Na maioria dos casos, você só precisa misturar aveia com alguma fruta, líquido ou leite. Algumas variedades, como aveia instantânea, podem ser levadas ao micro-ondas. Outras, como aveia cortada em aço, exigem um bom tempo para cozinhar no fogão. “Para uma opção sem cozimento, experimente deixar a aveia de molho em leite sem açúcar de um dia para o outro”, sugere Volpe.

Para quem acha a aveia seca ou sem gosto, o truque é acertar nas coberturas. “Para adoçar a aveia, adicione frutas frescas, coco ralado e mel cru ”, sugere Volpe, acrescentando que a aveia também combina com alimentos salgados, como ovos cozidos, queijo ralado e vegetais.

Veja também:

Minha vida mudou desde que eu passei a beber esse smoothie de mamão com aveia todos os dias
Estes são os 6 tipos de pessoas que não devem comer aveia em hipótese alguma

Temas relacionados