• Entrar
  • Cadastrar
Farinha, farelo ou flocos: aveia não é tudo igual e um nutricionista explica a diferença e revela qual tem mais fibras

Consumir aveia faz bem para a saúde, mas você sabe qual versão desse cereal é a mais saudável? Nós explicamos as diferenças e quando usar cada uma

Farinha, farelo ou flocos: aveia não é tudo igual e um nutricionista explica a diferença e revela qual tem mais fibras

Nem toda aveia é igual e quem quer mais fibras precisa escolher o tipo certo (Créditos: Shutterstock)

A aveia é o melhor cereal para a mente e para o corpo graças aos seus inúmeros nutrientes e benefícios. Mas antes de sair colocando aveia em tudo, você precisa escolher qual comprar no mercado. Não estamos falando da marca, mas do tipo, já que você vai se deparar com uma prateleira de opções de farinha de aveia, farelo e até em flocos mais grossos ou finos.

Dependendo de qual escolher, pode ter nutrientes diferentes e até a melhor forma de consumir aveia para aproveitar seus benefícios muda entre eles, especialmente se quiser mais fibras. Para quem usa aveia como principal fonte de fibras, o nutricionista Bruno Franco explicou em suas redes qual tipo de aveia é mais rica nesse nutriente e o TudoGostoso traz mais diferenças entre esses produtos para não ter mais dúvidas. Confira!

Qual é a diferença entre farinha, farelo e flocos de aveia?

Farinha, farelo e flocos de aveia são resultados de etapas diferentes do processamento do cereal. Os flocos de aveia são os menos processados, já que são os grãos bem prensados, por isso são maiores e mais largos, podendo ser triturados de leve para ficar mais fino. Já o farelo de aveia é produto da moagem das partes externas dela então é mais triturado, mas ainda tem grãos mais grossos e escuros. Já a farinha de aveia vem do interior do cereal e é bem moída até formar um pó fino e quase branco.

Na hora de consumir, também tem diferenças de como você pode usar cada um. A farinha de aveia pode ser usada em qualquer receita de massa, como pão de aveia e bolo de aveia. O farelo também pode ser usado nessas receitas, mas tende a ficar mais integral, enquanto não é possível usar os flocos de aveia para estruturar uma massa.

Por outro lado, os flocos de aveia, vendidos em grãos mais grossos e até alguns mais finos ligeiramente triturados, podem ser consumidos puros ou em receitas mais práticas, como no mingau de aveia, no acompanhamento do iogurte ou fazendo uma boa barrinha de cereal. Então uma forma de escolher qual aveia comprar pode muito bem ser qual receita om aveia você quer fazer.

Qual aveia é a mais saudável?

Se já tem uma receita com aveia em mente, escolher o melhor tipo que se adéqua a ela é uma boa medida. Mas, se você quer consumir os benefícios da aveia, escolher a mais nutritiva é o melhor caminho. Todas as opções são bem saudáveis, mas por causa do processamento alguns nutrientes podem ser perdidos.

Apesar de serem bem diferentes no tamanho e espessura, os flocos e a farinha de aveia são os mais parecidos nutricionalmente porque os dois vem da parte interna do cereal. Enquanto isso, o farelo de aveia costumava ser descartado por não ser considerado tão bom até que descobriram os benefícios da parte exterior que é transformada em farelo, especialmente quando falamos das fibras da aveia que ajudam a controlar o açúcar no sangue.

O farelo de aveia é o mais rico em fibras, com 15 g de fibras em 100 g de farelo. A aveia em flocos tem 9,5 g de fibras e a farinha é a mais “pobre” nesse nutriente com 6,5 g. O farelo também tem mais beta-glucanas, componente das fibras que ajuda a reduzir o colesterol, bastando 4 colheres (sopa) para consumir a quantidade mínima. Os flocos de aveia ficam em segundo lugar e é necessário consumir 10 colheres para conseguir a mesma quantidade deste nutriente.

E qual aveia é mais calórica? A resposta aqui é a farinha de aveia, que tem 404 calorias por cada 100 g, contra 378 calorias da aveia em flocos e as 246 calorias do farelo de aveia. Mas nem tudo é diferente, já que os carboidratos e as proteínas são essencialmente os mesmos, assim como os antioxidantes e minerais como zinco, fósforo e magnésio. Ou seja, se quiser consumir mais fibras e menos calorias, o farelo de aveia é o tipo certo, mas todas as três são benéficas para a sua saúde.

Veja mais:
Como saber se a aveia está estragada? Saiba como identificar sinais de mofo no cereal
Benefícios do mingau de aveia à noite: o que acontece com o seu sono se comer o prato à noite
Aveia tem muitos benefícios, mas quanto posso consumir sem sofrer com efeitos colaterais?

Temas relacionados