• Entrar
  • Cadastrar
Aveia tem muitos benefícios, mas quanto posso consumir sem sofrer com efeitos colaterais?

A aveia é um dos alimentos mais saudáveis, mas você deve ficar atento com a quantidade consumida!

Aveia tem muitos benefícios, mas quanto posso consumir sem sofrer com efeitos colaterais?

Cuidado com o consumo exagerado de aveia! (Créditos: Shutterstock)

Nada melhor do que começar o dia comendo uma comidinha saudável, né? A aveia é um ingrediente que pode te proporcionar isso! Ela é perfeita para quem quer emagrecer. É uma ótima alternativa para perder uns quilinhos, pois é uma opção que aumenta a saciedade por mais tempo e ainda dá aquela carga extra de energia para o corpo. Quantos pontos positivos, não é mesmo? Mas não pense que quanto mais você consumir a aveia, mais benefícios irá usufruir. Esse ingrediente, assim como todas as comidas, deve ter o seu consumo feito de maneira moderada! Veja qual a quantidade certa!

Quanto de aveia consumir por dia?

A quantidade ideal de aveia a ser consumida por dia pode variar dependendo das suas necessidades nutricionais, metas de saúde e nível de atividade física. Em geral, uma porção diária de 30 a 50 gramas de aveia (equivalente a cerca de 3 a 5 colheres de sopa) é uma quantidade comum recomendada. Essa porção fornece uma boa quantidade de fibras, proteínas e nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro e magnésio.

Malefícios de comer aveia em excesso

Mesmo que a aveia seja um alimento saudável, consumi-la em excesso pode trazer alguns efeitos negativos. A aveia é rica em fibras, e o consumo excessivo de fibras pode causar inchaço, gases, e desconforto digestivo. Para quem não está acostumado a uma dieta rica em fibras, o aumento repentino pode ser particularmente desconfortável. O consumo excessivo de fibras pode interferir na absorção de certos minerais, como cálcio, ferro e zinco. Isso ocorre porque as fibras podem se ligar a esses minerais e dificultar sua absorção pelo organismo. A aveia é uma boa fonte de carboidratos complexos, mas, em excesso, pode contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue, especialmente em pessoas com sensibilidade ao açúcar ou diabetes, além do ganho de peso se não houver um equilíbrio entre a ingestão calórica e o gasto energético.


Veja mais

Chá de camomila com folhas de louro: descubra os inúmeros benefícios de ingerir a infusão com frequência
Nem café, nem pão: esse é o café da manhã perfeito para uma prestigiada médica cardiologista, anota aí!
Veneno engarrafado: A bebida que todos nós sempre bebemos e pode causar problemas de saúde irreversíveis

Temas relacionados