• Entrar
  • Cadastrar
Sou médica especialista em saúde digestiva e garanto: essas são as três melhores dicas para evitar o inchaço ao comer
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Médica explica que uma simples mudança nos hábitos alimentares pode fazer uma grande diferença

Sou médica especialista em saúde digestiva e garanto: essas são as três melhores dicas para evitar o inchaço ao comer

Veja como aplicar essas dicas na sua rotina e evitar o inchaço abdominal (Créditos: Shutterstock)

Ter aquela sensação de inchaço abdominal após uma refeição é um problema muito comum. Ela costuma ocorrer, principalmente, após refeições mais pesadas ou em grandes quantidades. No entanto, há pessoas que enfrentam essa questão mesmo após comer pequenas porções.

Segundo a especialista em saúde digestiva Ana Montes, em muitos casos, o problema não está nos ingredientes do prato, mas na forma como nos alimentamos. Em uma publicação nas redes sociais, Ana compartilhou três dicas simples que, segundo ela, já trouxeram alívio para muitos de seus pacientes. Veja como colocá-las em práticas!

Três melhores dicas para evitar o inchaço ao comer

A sensação de inchaço abdominal após uma refeição pode causada por uma série de fatores, incluindo o acúmulo de gases, consumo de alimentos ricos em um certo tipo de carboidrato e má digestão, por exemplo. No entanto, os nossos hábitos na hora de comer também podem influenciar no surgimento desse desconforto. Veja as dicas da especialista:

1 - Digestão começa antes da deglutição

A primeira dica da Ana Montes é sobre a importância da mastigação, explicando que “a digestão começa na boca”. Embora muitas pessoas não prestem muita atenção nesse momento, a mastigação desempenha um papel muito importante, além da saliva, que possui enzimas que ajudam a quebrar os carboidratos, antes mesmo deles chegarem no estômago.

Quando comemos com pressa, o que é um hábito muito comum atualmente, essas enzimas não têm muito tempo para agir. Além disso, pedaços grandes de comida dificultam a digestão, fazendo com que a comida passe mais tempo no intestino, causando a fermentação e o surgimento de gases e o temido inchaço.

2 - Evite beber durante a refeição

Essa dica pode ser um pouco complicada para algumas pessoas, mas segundo a especialista, o hábito de beber algo enquanto comemos pode interferir na digestão, pois isso dilui as enzimas presentes na saliva. Beber alguma coisa enquanto come pode ajudar muito na deglutição, especialmente quando se trata de alimentos secos ou mais difíceis de mastigar, mas o segredo está na quantidade de líquido ingerido nesse momento e no tipo de líquido.

Então, você pode sim beber a sua água durante o almoço, mas bebidas açucaradas, refrigerantes e bebidas alcoólicas não são indicadas, pois podem gerar desconforto digestivo. Além disso, se você beber muito líquido enquanto come, é provável que se sinta inchado depois, especialmente se tiver optado por uma bebida gaseificada.

3 - Respire antes de começar

Essa dica pode parecer estranha, mas segundo ela, pode ser muito importante para quem tem sensibilidade intestinal. A sugestão é de fazer uma pausa consciente antes de se sentar à mesa e respirar profundamente ao menos uma cinco vezes. Essa simples atividade já é o bastante para desacelerar um pouco e garantir um certo relaxamento.

Quando estamos estressados e estamos em estado de alerta, a digestão pode ser prejudicada. Mas, com uma breve pausa para respiração profunda, o corpo recebe o sinal de que pode relaxar e se concentrar no processamento dos alimentos. O mais importante está presente naquele momento e comer com calma.

Veja mais:

Adicionei essa especiaria na minha alimentação e agora durmo como um bebê, tenho uma ótima digestão e a imunidade está reforçada

Temas relacionados