
Médica explica o que realmente acontece com o seu corpo quando você emenda a refeição com o banho (Fotos: banco de imagens Canva)
É verdade que faz mal tomar banho após as refeições? A ciência tem uma resposta para essa dúvida quase universal. Por muitos anos, ouvimos o conselho para não entrar na água logo depois de comer.
E a justificativa, muitas vezes, era evitar uma possível indigestão. Esse aviso, que passou de geração em geração, se tornou uma verdade absoluta em muitas famílias. Mas afinal, será que realmente faz sentido?
A resposta vem de especialistas que estudam o funcionamento do nosso sistema digestivo. A médica Sara Marín Berbell (@uncafecontudoctora), especialista em microbiota e saúde intestinal, explica por que esse alerta merece atenção.
O que acontece com o corpo ao tomar banho após comer?
Segundo a profissional, não se trata de um "colapso digestivo" como muitos acreditam. "O que realmente acontece é que seu corpo está tentando regular sua temperatura", esclarece.
Após uma refeição, o corpo direciona o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo para que a digestão ocorra de maneira eficiente. O problema é quando a pessoa decide tomar banho logo em seguida, seja no chuveiro, piscina ou mar.
"O sangue vai para o estômago para ajudar a digerir tudo o que você comeu, pois, nesse momento, o sistema digestivo precisa de muita energia para funcionar", explica a médica.
No entanto, ao tomar um banho - especialmente se a água estiver fria ou houver uma mudança brusca de temperatura - o corpo muda sua prioridade.
"O corpo envia todo o sangue para a pele para abrir os vasos sanguíneos e ajudar a regular a temperatura, tirando toda a prioridade do estômago", acrescenta.
Banho após a refeição pode causar digestão lenta
Essa troca de "prioridade" no organismo pode gerar consequências nada agradáveis. A especialista alerta que, ao interromper o processo digestivo, é possível sentir "digestão lenta, azia e até tontura".
Portanto, mesmo que você não entre de cabeça no mar ou na piscina, tomar banho após comer ainda pode interferir na digestão, contrariando outro mito comum de que o problema só ocorreria com o corpo totalmente submerso.
Quanto tempo esperar para tomar banho depois de comer?
A recomendação da Dra. Marín é simples e fácil de seguir: "Da próxima vez que você almoçar ou jantar bem, principalmente no verão, espere 30 ou 60 minutos para tomar banho."
Esse tempo é suficiente para que a digestão comece de forma eficaz, evitando possíveis desconfortos e promovendo uma melhor saúde digestiva.
Veja mais!
Sou nutricionista e garanto: "Essa fruta é quase um personal trainer do seu intestino, a rainha da digestão"
Não é tudo igual! Qual boldo plantar em casa para sempre ter o chá que ajuda com a indigestão?