• Entrar
  • Cadastrar
Sou médica e garanto: "Depois de um bom almoço ou jantar, é preciso esperar pelo menos meia hora para tomar banho, a fim de evitar digestão lenta, azia e tontura"
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Se você está em busca de hábitos saudáveis e conscientes, vale a pena respeitar o intervalo de 30 a 60 minutos antes de entrar no chuveiro após as refeições

Sou médica e garanto: "Depois de um bom almoço ou jantar, é preciso esperar pelo menos meia hora para tomar banho, a fim de evitar digestão lenta, azia e tontura"

Médica explica o que realmente acontece com o seu corpo quando você emenda a refeição com o banho (Fotos: banco de imagens Canva)

É verdade que faz mal tomar banho após as refeições? A ciência tem uma resposta para essa dúvida quase universal. Por muitos anos, ouvimos o conselho para não entrar na água logo depois de comer.

E a justificativa, muitas vezes, era evitar uma possível indigestão. Esse aviso, que passou de geração em geração, se tornou uma verdade absoluta em muitas famílias. Mas afinal, será que realmente faz sentido?

A resposta vem de especialistas que estudam o funcionamento do nosso sistema digestivo. A médica Sara Marín Berbell (@uncafecontudoctora), especialista em microbiota e saúde intestinal, explica por que esse alerta merece atenção.

O que acontece com o corpo ao tomar banho após comer?

Segundo a profissional, não se trata de um "colapso digestivo" como muitos acreditam. "O que realmente acontece é que seu corpo está tentando regular sua temperatura", esclarece.

Após uma refeição, o corpo direciona o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo para que a digestão ocorra de maneira eficiente. O problema é quando a pessoa decide tomar banho logo em seguida, seja no chuveiro, piscina ou mar.

"O sangue vai para o estômago para ajudar a digerir tudo o que você comeu, pois, nesse momento, o sistema digestivo precisa de muita energia para funcionar", explica a médica.

No entanto, ao tomar um banho - especialmente se a água estiver fria ou houver uma mudança brusca de temperatura - o corpo muda sua prioridade.

"O corpo envia todo o sangue para a pele para abrir os vasos sanguíneos e ajudar a regular a temperatura, tirando toda a prioridade do estômago", acrescenta.

Banho após a refeição pode causar digestão lenta

Essa troca de "prioridade" no organismo pode gerar consequências nada agradáveis. A especialista alerta que, ao interromper o processo digestivo, é possível sentir "digestão lenta, azia e até tontura".

Portanto, mesmo que você não entre de cabeça no mar ou na piscina, tomar banho após comer ainda pode interferir na digestão, contrariando outro mito comum de que o problema só ocorreria com o corpo totalmente submerso.

Quanto tempo esperar para tomar banho depois de comer?

A recomendação da Dra. Marín é simples e fácil de seguir: "Da próxima vez que você almoçar ou jantar bem, principalmente no verão, espere 30 ou 60 minutos para tomar banho."

Esse tempo é suficiente para que a digestão comece de forma eficaz, evitando possíveis desconfortos e promovendo uma melhor saúde digestiva.

Veja mais!

Sou nutricionista e garanto: "Essa fruta é quase um personal trainer do seu intestino, a rainha da digestão"

Não é tudo igual! Qual boldo plantar em casa para sempre ter o chá que ajuda com a indigestão?

Temas relacionados