Comer salada ainda pode ser considerada certa polêmica alimentar. Apesar de a variedade de versões desse prato ser cada vez maior e dos benefícios de uma alimentação saudável serem divulgados em diferentes estudos, algumas pessoas não escondem a dificuldade em gostar de salada.
Se você está nesse time, mas quer dar uma chance às saladas, a chef Paola Carosella tem alguns segredinhos que podem fazer a diferença no preparo. "A salada, para ser emocionante e não ser deprimente, tem que ter algumas coisas…Uma base de folhas, preferencialmente", contou em vídeo compartilhado em seu canal no Youtube (veja completo ao final da matéria!).
"Ela tem que ter algum salzinho que venha não necessariamente do sal que você coloca, mas por exemplo, um queijo parmesão ralado, umas azeitonas, algum sal a mais no molho, sabe? Algo que dê uma alegria", destacou ainda a chef de cozinha e ex-jurada do "MasterChef Brasil".
Contraste entre texturas crocante e cremosa deixa a salada mais interessante
Para a chef argentina, outro detalhe que faz a diferença por completo na salada é uma pitada ácida no molho de sua salada. "Obviamente tem que ter o molho. E esse molho tem que ter uma acidez", opinou.
Diferentes texturas no mesmo prato também são capazes de deixá-lo mais complexo e mais saboroso. "Algo tem que ser crocante na salada e algo tem que ser muito cremoso na salada. Adoro quando a salada tem, por exemplo, uma abóbora assada bem cremosa, um pedaço de avocado ou abacate bem maduro", sugeriu a chef.
E Paolla finaliza a lista com outro segredo. "Gordura é fundamental, até mesmo para uma salada. Pode ser um bom azeite de oliva ou um molho cremoso que tenha iogurte. O próprio avocado faz as partes de cremosidade, mas também de gordura. Um molho com tahine ou maionese", contou.
Anotado? Base de folhas, elemento salgado, molho com pitada ácida, ingrediente crocante, outro cremoso e alguma gordura saudável: esses são os seis passos fundamentais para uma salada perfeita, segundo Paola Carosella. Preparado para testar em casa?!
Veja mais!
- Alface roxa barata? Aprenda como fazer uma deliciosa salada diferente para variar o cardápio;
- Não coma salada pronta sem antes saber os riscos à saúde! Estudo aponta os perigos.